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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

eMussar - Libertação Espiritual

À  LUZ  DO  MUSSÁR

Com a aproximação de Yom Kipur traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente e merecermos ser carimbados para um Ano Novo bom e doce.

O profeta Isaías (58:5) – falando em nome do Todo-Poderoso – repreendeu o Povo de Israel por estarem desanimados em Yom Kipur: “É melancólico assim o jejum que Eu escolhi? É o propósito do dia que a pessoa meramente se aflija? Deve ela inclinar sua cabeça como um junco e estender uma veste de remorso e cinzas sob seus pés?”
Por que o Profeta repreendeu o Povo? Yom Kipur é um dia de julgamento, arrependimento e jejum. O foco principal do dia não é refletir sobre nossos erros e deficiências e sentir uma sensação de desânimo e melancolia?
No versículo seguinte (58:6) Isaías explica o que deve ocorrer no dia de Yom Kipur: “Não! O propósito deste jejum que é soltar os grilhões da perversidade, desfazer os laços do jugo, deixar que os oprimidos saiam livres e anular toda perversão”.
Yom Kipur é um momento de libertação. Ele nos proporciona a oportunidade de livrarmo-nos da negatividade e do egoísmo. Se abrirmos nossos corações ao poder do Yom Kipur e preenchermos nossas almas com bondade e benevolência, “então sua luz irromperá como a alvorada e sua cura brotará rapidamente (58:8)”.
A Torá escreve (Vaikrá 23:32) que a data de Yom Kipur é o dia 9 do mês hebreu de Tishrei, apesar de que sua real observância é no dia seguinte, 10 de Tishrei. Qual a razão disto? Ao associar o dia anterior (9) ao dia de Yom Kipur (10), a Torá está nos ensinando que quem participa de uma refeição festiva no nono dia é considerado como se tivesse jejuado ambos o nono e o décimo dias.
No mesmo espírito da profecia de Isaías, este versículo ensina que Yom Kipur é um momento de alegria e celebração, pois não há maior felicidade do que se obter perdão e redenção por equívocos do passado.
Todo o objetivo do arrependimento e de servir a D'us é chegarmos à verdadeira alegria e prazer. É verdade que certos aspectos da nossa observância evocam remorso – porém eles são um meio e não um fim em si. Através da compreensão adequada e do cumprimento do procedimento de Yom Kipur nossos espíritos são purificados, nossas almas elevadas e nossos corações abastecidos de alegria.
  
     [Baseado no livro Or Hatzafun, do Rabino Natan Tzvi Finkel (Lituânia, 1849-1927)]

HOJE: Visualizemos o ‘sol’ de Yom Kipur brilhando sobre nós com luz e cura.


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