A SABEDORIA DOS SALMOS
“A tristeza tem tentado me por para baixo, mas o Todo-Poderoso me ajudou. A minha força e o meu cântico é o Todo-Poderoso, Ele foi a minha salvação” (118:13).
O Criador deseja e fica feliz com a nossa felicidade. No entanto, quando uma pessoa está de mau humor, é um desafio razoável reverter para um estado de bom humor. O Rei David forneceu-nos uma excelente metodologia para alcançarmos a felicidade, para ‘trazer-nos para cima’.
Em primeiro lugar, ele disse: “A tristeza tem tentado me por para baixo”. Ao sentirmos a tristeza trabalhando sobre nós, não devemos pensar que somos fracos, fracassados ou solitários. Devemos sim compreender que ela é uma força inata na natureza humana, uma força bastante poderosa.
Em seguida, ele disse: “O Todo-Poderoso me ajudou”. Qual o segredo para superar a tristeza através da assistência Divina? O próximo versículo nos dá a resposta: “A minha força!” – significando: “Reunamos todas as nossas reservas e forças internas e conduzamos nossa batalha contra a tristeza”.
Como resultado desta decisão e ação, o Todo-Poderoso nos salva da tristeza: “O meu cântico é o Todo-Poderoso, Ele foi a minha salvação”.
Que possamos ser encorajados e ter certeza que há uma maneira certa de vencer a tristeza. Utilizemos as nossas forças interiores para ‘nadar contra a corrente’ da tristeza e seremos merecedores de uma sensacional salvação divina!
Uma ótima semana a todos!
Baseado no livro Hochma U’Mussar do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm