Translate

quinta-feira, 20 de março de 2014

eMussar - A Ética da Linguística


À LUZ DO MUSSÁR

   A Torá nos relata que, da mesma forma que a doença espiritual tzaraat surgia na pele como uma punição pela arrogância ou falas proibidas (difamação, fofocas, mexericos, etc), ela podia também aparecer nas paredes da casa. Se um chefe de família suspeitasse que sua casa estava afligida com tzaraat, ele deveria ir ao Cohen (sacerdote) e dizer: “Algo como tzaraat apareceu em minha casa (Vaikrá 14:35)”.
Porém, uma vez que a declaração do proprietário não tinha influência alguma sobre o estado da casa – somente o Cohen tinha autoridade para decidir se estava ou não impura, por que o proprietário deveria escolher suas palavras de forma a expressar-se de uma maneira não absoluta e não conclusiva ("Algo que se parece com tzaraat surgiu")?

Lição: A Torá veio nos ensinar aqui sobre a ética da fala. Ao precisar relatar algo negativo, nunca se deve pronunciar um veredito incontestável. Ao contrário, a pessoa deve expressar sua opinião como uma dúvida: "Isso parece tzaraat" ou "Talvez seja tzaraat". Deixar um elemento de incerteza suaviza o impacto sobre o receptor da notícia. Este modo de expressar-se com simpatia e compaixão dá esperanças e ajuda o receptor da notícia a absorver e adaptar-se à sua circunstância.
Da mesma forma, na medicina, o impacto de um diagnóstico transmitido ‘a seco’, impulsivamente, de maneira não pensada, prejudica e põe em risco o paciente mais do que a própria doença. Assim, preservar a confiança do paciente através de uma comunicação sensível e delicada é um dos elementos mais importantes na cura das doenças.


Aplicação: Ao fazermos um relato positivo ou darmos uma opinião otimista, devemos nos expressar com otimismo e segurança total. Nossa esperança e confiança irão 'levantar os espíritos' e encorajar o receptor do relato, dando-lhe uma nova fonte de força e confiança.

Baseado no livro Daat Torá do Rabino Yerucham Halevi Levovitz - (conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,  1874-1936)


Arquivo do blog