À LUZ DO MUSSÁR
Nossos Sábios (Yalkut Yehoshua 14) nos dizem que “quando Essav era criança, ele alcançou a equivalência espiritual de Avraham, Ytschak e Yaacov. No entanto, em sua juventude, ele cometeu atos impróprios e abriu mão de seu status de primogênito. Consequentemente, seu nível de grandeza diminuiu e ele tornou-se pequeno”.
Embora seja verdade que “Ele tornou-se pequeno” à luz de seus muitos erros, seria mais correto dizer que ele tornou-se imoral ou corrupto. Qual o significado de “Ele tornou-se pequeno?”
Esta passagem nos ilumina o caminho para a grandeza. D’us criou o homem com um Tzelem Elokim, uma ‘imagem Divina’. Portanto, a nossa verdadeira essência e natureza é gentil, misericordiosa e sagrada. E assim como D’us é imutável em Sua bondade, também o ser humano - com sua ‘imagem Divina’ - é eternamente bom.
A decadência de Essav não foi causada pelos erros que cometeu, mas sim por ele se identificou como um ‘pecador’. Ele “ficou pequeno” porque começou a se enxergar como “pequeno” depois que errou. No entanto, a bondade da alma é permanente e imutável e, além disso, D’us está sempre pronto a aceitar nosso arrependimento.
Que possamos nos lembrar que somos inerentemente - e inalteravelmente - bons! Aí iremos percorrer o caminho da grandeza nos passos de Avraham, Ytschak e Yaacov.
HOJE: Defina-se não por seus erros, mas sim por sua essência boa, gentil e sagrada.