“RabiYohanan ben Zakai disse a seus alunos: ‘Saiam e vejam qual o caminho bom ao quala pessoa deve se apegar’. Rabi Eliezer respondeu: ‘um olho bom’(2:13)”.
Amaior de todas as virtudes é conseguirmos chegar ao nível de termos um “olhobom”. Isto é: uma visão completamente positiva em relação aos demais - semprever o lado bom em cada ser humano.
Seuma pessoa desqualifica os demais, ela enfraquece o vínculo da fraternidadeuniversal. Enquanto a essência de um ser humano é boa, ele ainda está vulnerávelà influência de seu impulso negativo. Portanto, se uma pessoa age de formainadequada, podemos ter a certeza que, na grande maioria dos casos, ela lamentao seu deslize.
Alémdisso, consideremos que, se estivéssemos em seu lugar, poderíamos ter agidopior. Assim, nunca devemos desqualificar outra pessoa, independentemente do queela fez.
Orei Salomão ensinou(Mishlei22:09): “Aquele que tem um ‘olho bom’ seráabençoado”. Portanto aquele que mantém uma visão positiva dos demais seráabençoado - continua e abundantemente - toda a sua vida. Da mesma maneira queele deseja o bem e se alegra com o sucesso dos outros, assim também oTodo-Poderoso irá abençoá-lo com incontáveis??bênçãos,sucesso e felicidade em abundância. Na verdade, nunca lhe faltará nada pois a“bondade do Todo-Poderoso o envolverá”.
Emrelação a um ‘olho bom’ não há meio termo. Se não enxergamos os outros sob umaluz positiva, por força da natureza humana iremos vê-los desfavoravelmente.Portanto, devemos nos apegar e vincular - exclusivamente – à característica do‘olho bom’. Ao enxergarmos os nossos irmãos de maneira positiva, os maravilhosostesouros de D'us fluirão em nossas vidas e iluminarão nossas almas com alegria epaz.
[Baseadono livroHarYirádoRabinoArye Finkel, diretor da Yeshivá de Mir (em Brachfeld, Israel)]
HOJE:Concentremo-nosno lado bom de cada pessoa que entra em nossas vidas.