Translate

segunda-feira, 13 de junho de 2011

eMussar - O Incrível Significado de Nossas Ações

À Luz do Mussár            
       
Nossos Sábios nosensinaram que, enquanto estamos nesta existência física, é impossívelimaginarmos o esplendor do Gan Éden. Embora isso seja verdade, não seriamaravilhoso se houvesse uma imagem conceitual que nos desse um vislumbre daquantidade inestimável de recompensa que nos aguarda lá?
Depois de Moshe terinstruído seu irmão Aharon a acender a Menorá, a Torá escreve: “E Aharon fezcomo D'us ordenoua Moshe (Bamidbar 8:20)”. Rashiogrande comentarista da Torá (França, 1040-1104), explicouqueeste versículo exalta o louvor de Aharon – que ele não se desviou das instruçõesque Moshe lhe deu.
Tendo em conta queacender a Menorá (candelabro) não era particularmente difícil nem implicavaqualquer despesa monetária por parte de Aharon – este versículo necessita deesclarecimento. Qual o significado de a Torá elogiar Aharon pela realização deum ato relativamente fácil que o Todo-Poderoso o ordenou que fizesse? Será quepensaríamos que Aharon, o Sumo Sacerdote, faria outra coisa senãometiculosamente cumprir a Vontade Divina?
Todos os dias de suavida, Aharon HaCohen esteve imerso e absorto na Torá, mitsvót e aperfeiçoamentodo caráter, a um ponto tal que todo o seu ser se consagrou para o Criador.Poderíamos supor que para um homem da estatura de Aharon, seguir ordens simplesnão seria motivo de grandes créditos. Porém, este versículo nos revelaexatamente o oposto: D'us elogiou, valorizou e recompensou Aharon grandementemesmo por este esforço aparentemente menor de não se desviar das especificaçõesdo mandamento.
Podemos entender apartir daqui como é grande, então, a recompensa pelo desempenho de uma mitsváque exige esforço ou gasto de dinheiro. A magnitude da recompensa aumentaexponencialmente com o nível de dificuldade exigido para se executar a mitsvá.Se até mesmo a mais ínfima fração de dificuldade amplifica as recompensas,quanto mais então um esforço intenso produzirá uma abundância de recompensasincalculáveis.
Agora que oTodo-Poderoso revelou a Sua fórmula de como Ele recompensa as Suas criaturas,podemos aplicá-la a cada mitsvá que fazemos - da mais fácil à mais difícil. Asmitsvót que realizamos nos garantem uma recompensa gloriosa, infinita e eterna.

[Baseadono livroOhr Rashaz,doRabinoSimcha Zissel Ziv (Lituânia,1824-1898),conhecido comoAlterde Kelm]

HOJE:Percebamos que a recompensa pela leitura deste breve ensaio vale mais do quetodas as riquezas deste mundo.

Arquivo do blog