À LUZ DO MUSSÁR
Aproximadamenteseis meses após o Êxodo do Egito, o Todo-Poderoso instruiu o Povo de Israel aconstruírem o Tabernáculo. Para esta tarefa eram necessários joalheiros, ourivesespecializados, tecelões e marceneiros. No entanto, enquanto escravizados noEgito, o Povo de Israel foi forçado a construir com tijolos e argamassa - nadaalém disso. Nenhuma pessoa teve a oportunidade de aprender atividadesqualificadas de qualquer tipo. Sendo assim, como tantos mestres artesãos derepente emergiram no deserto?
ATorá declara (35:21): “Todo homem cujo coração o inspirou veio”. Ou seja: seuscorações os inspiraram a se voluntariar, dizendo a Moshe: “Faremos qualquercoisa que o Criador nos instruir a fazer”. Mesmo sem nenhum treinamentoespecializado, eles intuitivamente sabiam como executar as magníficas atividadesartísticas necessárias à construção do Tabernáculo!
Todapessoa tem o potencial para servir o Todo-Poderoso no mais alto nível. Sedespertarmos nosso espírito com o desejo e a confiança de cumprirmos a vontadeDivina, Ele nos ajudará a ativar as nossas forças interiores e desfrutaremos deum sucesso fenomenal.
Sobesta luz o Rambam[Maimônides(Espanha e Egito, 1135-1204)]ensinou(Mishnê Torá, Hilchot Teshuvá5:2):“Não acredite nas pessoas tolas que afirmam que se umapessoa é boa ou ruim, tudo foi predeterminado pelo destino. Cada pessoa tem aopção de ser tão justa como Moshe Rabenu ou tão corrupta quanto o Rei Yerovam(que sucedeu o Rei Salomão); para ser sábia ou tola, misericordiosa ou cruel,generosa ou egoísta, ou qualquer outro tipo de característica. Não há nada que aobrigue nem para um lado nem para o outro, mas sim ela mesma decide que ocaminho deseja trilhar”.
Nossosucesso espiritual depende exclusivamente de nossa própria vontade. Se elevarmosnossos corações com nobreza para executarmos as mitsvót, o Todo-Poderoso nosconcederá sabedoria, confiança e ajuda para nos destacarmos e chegarmos àexcelência em todos os nossos esforços.
[Baseadonos comentários do Ramban(RabinoMoshe ben Nachman, Espanha e Israel, 1192-1270) sobre aTorá]
HOJE:Digamos a D'us: “Quero dedicar-me a maximizar meu potencialespiritual”
Novo Blogpost: INITIATE PEACE