Translate

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

eMussar - Um Passo Por Vez

Pirkei Avót -

Ética de Nossos Antepassados

          

“Hilel costumava dizer: aquele que não aumenta seu estudo de Torá, o diminui (1:13)”.

 

        Um patrão pede a seu funcionário que suba até o topo da escada a fim de colocar as tâmaras no telhado para secar ao sol. O patrão não pode reclamar quando seu funcionário colocar o pé no primeiro degrau da escada. Seria absurdo ele dizer: “Eu lhe disse para ir ao topo da escada! Por que você está no degrau mais baixo?”

        Em nossa ascensão espiritual - através do estudo de Torá e o cumprimento dos mandamentos (mitsvót) - o Talmud (Pessahim 50b) nos diz: “A pessoa deve se envolver em Torá e boas ações - mesmo que sua intenção não seja lishmá (puramente pela vontade de cumprir a mitsvá), pois por meio de fazer boas ações com motivos não puros a pessoa chegará a fazer boas ações com intenções puras”.

        Assim como o funcionário da parábola precisa começar sua subida pelo primeiro degrau da escada, assim nós também devemos começar o cumprimento das mitsvót pelo “primeiro degrau” - não lishmá. Esta não é apenas uma desculpa para iniciantes - é uma necessidade. A pessoa não pode começar a progredir e avançar em Torá e mitsvót a menos que comece pelo primeiro nível.

        Às vezes podemos sentir que não somos aptos ou que nos falta conhecimento para fazer certas mitsvót ou nos envolver em certos aspectos do estudo da Torá. Em resposta a isso, a Torá nos concede permissão - na verdade, nos incentiva - a participarmos do estudo de Torá e prática de mitsvót não importa quão impuras sentimos que nossas motivações possam ser.

        Aí, conforme a pessoa se fortalece espiritualmente, ela gradualmente faz a transição de não lishmá para lishmá. A santidade da Torá e dos mandamentos nos purifica de modo que sejamos capazes de galgar a escada de lishmá.

        A Torá nos encoraja a dar o primeiro passo, independentemente do nosso nível ou intenção. Uma vez que comecemos nossa escalada espiritual, avançaremos continuamente - um passo de cada vez - subindo um pouco mais a cada dia.

 

 

 

[Baseado nos comentários do Rabino Chaim de Volozin (Lituânia, 1749-1821)]

 

 HOJE: Avancemos espiritualmente dando um pequeno passo por vez.

 

http://salantfoundation.org

 

                                                  Novo Blogpost: INITIATE PEACE

 

 

Arquivo do blog