Translate

quinta-feira, 1 de março de 2012

eMussar - Uma Abordagem Mais Gentil

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

 

        

A perspectiva e a capacidade de avaliar a importância de um assunto desempenham um papel primordial em nossa receptividade e aceitação das mitsvót (Mandamentos Divinos). Se encararmos as mitsvót como uma tarefa que ‘temos que fazer’, não teremos muito entusiasmo com elas. Afinal, o que estamos ganhando? Todavia, se entendermos que as mitsvót têm como único objetivo o nosso benefício, iremos enxergá-las e abordá-las com alegria e vigor.

Sob esta luz, o Rabino Moshe Haim Luzzato (conhecido pelo acróstico Ramchal) ensinou: “O propósito de cada mitsvá (tanto os mandamentos positivos como as proibições) é ajudar as pessoas a atingirem um determinado nível de excelência ou eliminar certa área de deficiência”.

Portanto, cada mitsvá que realizamos é como um tônico de cura para nossas almas. O Todo-Poderoso conhece a nossa natureza e os elementos necessários ao seu aperfeiçoamento. Ele nos presenteou com as mitsvót a fim de nos trazer o bem-estar espiritual.

Enxergando por este prisma, o cumprimento das mitsvót já não é um fardo que temos de carregar. Pelo contrário, é uma dádiva Divina visando totalmente o nosso benefício. De fato, o conhecimento das mitsvót e o seu desempenho é o sistema mais eficiente e eficaz de corrigir as falhas de nossa natureza.

Talvez este conceito lance luz sobre um fato relatado no Talmud que ocorreu com Rabi Beron. Certa vez ele programou suas orações da manhã para coincidirem com o segundo exato do nascer do sol, o que lhe fez sorrir o dia inteiro! Alguém poderia pensar: “Qual o motivo de tanta felicidade em acordar de madrugada e rezar com o nascer do sol?” A resposta é que o Rabino Beron sabia que o nascer do sol é o momento mais propício para as orações da manhã. Sendo assim, ele ficou extremamente feliz porque conseguiu a cura definitiva, a bênção e a retificação que acompanham a mitsvá da oração.

 

[Baseado no livro Derech Hashem, do Rabino Moshe Haim Luzzato (Itália, 1707-1746)]


 HOJE: Pratiquemos as mitsvót com a consciência de que elas estão melhorando e refinando nossos espíritos e almas.

      

 

                                                      Nosso site:salantfoundation.org

 

 

 

Arquivo do blog