NUTRINDO AS NOSSAS ALMAS
Nossos Sábios (midrash Yalkut Yehoshua 14) nos ensinaram que, quando criança, Essav (o irmão de Jacob) atingiu uma equivalência espiritual à de Abraão (seu avô), Isaac (seu pai) e Jacob. No entanto, em sua juventude, ele cometeu atos impróprios e comprometeu seu status de primogênito. Consequentemente, seu nível de grandeza diminuiu e ele “tornou-se pequeno”.
Embora seja verdade que “ele tornou-se pequeno” à luz de seus muitos erros, seria mais correto dizer que ele tornou-se imoral ou corrupto. Porque o midrash escolheu por bem nos informar que “ele tornou-se pequeno?”
Esta passagem ilumina o caminho para chegarmos à grandeza. D'us criou o homem com um Tzelem Elokim, uma “imagem Divina”. Sendo assim, nossa verdadeira essência e natureza é misericordiosa, bondosa e sagrada. Assim como o Todo-Poderoso é imutável em Sua bondade, o ser humano – à “Imagem de D'us” - é eternamente bom.
A queda de Essav não foi causada por seus pecados, mas sim por identificar-se como um “pecador”. Ele “tornou-se pequeno” porque viu a si mesmo “como pequeno”. No entanto, a bondade da alma é permanente e imutável. Além disso, o Todo-Poderoso está sempre pronto a aceitar o nosso arrependimento.
Definamo-nos não por nossos erros – mas sim por nossa essência, que é imutavelmente boa, amável e sagrada.