Translate

terça-feira, 12 de junho de 2012

eMussar - Em Seu Próprio Passo



Pirkei Avót - Ética de Nossos Antepassados
         
       
“Hilel costumava dizer: aquele que não aumentaseu conhecimento de Torá - o diminui’(1:13)”.
Ummestre ordenou seu servo a subir até o topo da escada a fim de espalhar astâmaras no telhado para secarem ao sol. O mestre não pode culpar o seu servo porcolocar o pé no primeiro degrau da escada. Seria absurdo ele dizer: “Eu lhedisse para ir ao topo da escada! Por que você está no degrau mais baixo?”
Emnossa ascensão espiritual através da Torá emitsvót(os Mandamentos da Torá), oTalmud (Pesahim50b) nos diz: “Apessoa deve se envolver em Torá e boas ações mesmo que sua intenção não sejalishmá(puramente por uma questão decumprir a mitsvá), pois por meio de fazer boas ações com motivos impuros, elavirá a praticar boas ações com intenções puras.”
Damesma maneira que o servo da parábola acima deve começar sua escalada peloprimeiro degrau, assim também devemos começar nosso desempenho dasmitsvótpelo ‘degrau’ nãolishmá. Esta não é apenas uma desculpapara iniciantes - é uma necessidade. A pessoa não pode começar a avançar em Toráemitsvóta menos que comece peloprimeiro nível.
Àsvezes podemos nos sentir que somos indignos ou não ter conhecimento para fazercertasmitsvótou para nosenvolvermos em certos aspectos do estudo da Torá. Em resposta a isso, a Torá nosconcede a permissão - na verdade, ela nos encoraja - a praticar e estudar a Toráe suasmitsvót, não importa o quãoimpura sentimos que a nossa motivação possa ser.
Então, conforme a pessoa se torna espiritualmente mais forte, elagradualmente faz sua transição de nãolishmáparalishmá. A santidade da Torá e dasmitsvóta purificará para que seja capazde subir a escada dolishmá.
ATorá nos encoraja a dar o primeiro passo, independentemente do nosso nível ouintenção - contanto que pretendamos crescer paralishmá. Uma vez que iniciemos nossaescalada espiritual, iremos avançar continuamente - um passo de cada vez -subindo um pouco mais a cada dia.
[Baseadono livroRuach HaChaim, doRabinoHaim de Volozin(Lituânia,1749-1821)]
HOJE:Avancemos espiritualmente, um passo a cada vez.

Arquivo do blog