À LUZ DO MUSSÁR
A Porção Semanal da semana passada relata sobre On ben Pelet, um dos seguidoresde Korach em sua fútil rebelião contra Moshe (Moisés).A esposa de On, percebendo quão tolo eradesafiar a liderança de Moshe, elaborou um plano para salvar seumarido.
Eladeu-lhe uma bebida forte para beber e ele logo adormeceu, próximo do momento emque deveria se juntar a Korach e seu malfadado grupo. Em seguida ela descobriusua cabeça e sentou-se à entrada da tenda. Quando os mensageiros de Korachvieram buscar seu marido - eles deram meia-volta ao verem a esposa de On sentadacom os cabelos descobertos bloqueando a entrada da tenda.
Posteriormente, quando a terra tragou Korach e seu grupo, a cama de Oncomeçou a deslizar para o abismo. Sua mulher agarrou a cama e pronunciou umaoração sincera a D'us - e On foi poupado. Em seguida, ela disse a On para ir aMoshe e implorar seu perdão. O marido retrucou que ele tinha vergonha de encararMoshe. Incrivelmente, ela foi em seu lugar. Ela se aproximou de Moshe chorando epediu perdão em nome de seu marido. Moshe veio à tenda de On e disse: “Venhapara fora. Que o Todo-Poderoso o perdoe!”
Apercepção da esposa de On para perceber a falsidade de Korach, proteger seumarido de se juntar ao seu plano, interceptar os mensageiros de Korach quevieram buscá-lo, interceder para que ele não fosse tragado pelo abismo, imploraro perdão de Moshe, receber seu perdão e sua visita pessoal - é notável, paradizer o mínimo.
Quala fonte desta sua capacidade? OMidrashnos ensina que a esposa de Onmaterializou à realidade o que está escrito no versículo: “A sabedoria dasmulheres edifica a casa”. A única sabedoria verdadeira, de acordo com oRamhal(RabinoMoshe Haim Luzzato,Itália,1707-1746)éYrat Shamaim- reverência aoTodo-Poderoso. Foi aYrat Shamaimdaesposa de On que gerou seu armazém fenomenal de amor, força, sabedoria, corageme devoção. O estudo do Mussár é o caminho que nos leva aYrat Shamaim- e a todos os atributos evirtudes resultantes. Que o Todo-Poderoso nos ajude a crescer em nosso estudo deMussár para que possamos adquirir e atingir a sabedoria suprema.
[BaseadonoMidrásh Hagadol,Parashat Korach]
HOJE:Pensemospor um momento em como podemos apoiar ou ajudar algum ente querido.