Translate

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Yortsait do Rav Israel Salanter

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael  e Ester Sandra bat Avraham Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

        

        

Hoje, dia 25 de Shevat, é o yortzait (aniversário de falecimento) do Rabino Israel Salanter. Entre suas muitas virtudes, o Rabino Israel era extraordinariamente empático com pessoas que estavam passando por dificuldades. A seguinte história é uma ilustração perfeita disto.

Antigamente existiam pessoas que trabalhavam como Maguid. Maguid era um palestrante que viajava para diferentes comunidades e sinagogas e dava palestras baseadas na Torá. Depois, os ouvintes faziam uma coleta para o orador, e assim o Maguid ganhava a vida.

Certa vez um Maguid chegou a uma sinagoga em Kovno (Lituânia) e ??pediu permissão para dar uma palestra. Naquele memento havia lá um grupo de pessoas que se reuniram para estudar juntas, que era a sua prática regular, e disseram ao Maguid que aquele era o horário de estudos deles e que a palestra os interromperia.

O Rabino Salanter estava presente neste momento. Ele se voltou para estas pessoas e disse: "Hilel ensinou: 'Tudo o que for ruim para você, não faça para o seu amigo'. Por que Hilel não disse de maneira positiva: 'O que for bom para você, faça para o seu amigo'? E respondeu: "Muitas vezes, o que é bom para mim é ruim para o meu amigo". Muitas vezes, quando estamos focados em nossos interesses, não conseguimos enxergar que o nosso 'bem' é ruim para outra pessoa. Por isso Hilel nos ensinou: 'Tudo o que for ruim para você, não faça para o seu amigo'".

Rav Israel continuou a explicar: "Ao considerarmos como ficaríamos angustiados se estivéssemos no lugar da outra pessoa, entenderíamos facilmente a coisa certa a fazer. Consideremos como nos sentiríamos se fôssemos este Maguid a quem foi negada a oportunidade de falar. Como vocês iriam alimentar e sustentar suas famílias, que dependem de vocês para o pão de cada dia? Portanto, é nossa obrigação postergar o nosso estudo para que o Maguid possa nos dar a sua palestra e ganhar a sua parnassá".

As observações do Rabino Salanter trazem uma lição poderosa. Elas nos ensinam a sentir a dor do próximo, que talvez não consigamos enxergar quando buscamos o nosso próprio benefício. Se aplicarmos a perspectiva de Hilel – de nos colocarmos 'na pele' de nossos amigos antes de agirmos – aprenderemos a perceber se o "nosso bem" também é bom para os demais. Isso nos inspirará a agir com grande sensibilidade e evitar tropeços na busca pelo nosso "bem"!

 

 

                          Shabat Shalom a Todos!

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog