Encontramos que oÊxodo milagroso do Egito é um tema central e proeminente em toda a Torá.Entendamos então o significado de a Torá destacar com tanta importância a saídado Egito, como consta no versículo(Shemot13:03): "E disse Moisés aopovo: ‘Lembrem-se deste dia em que vocês saíram do Egito e da servidão’".
Em geral, quantomais rara é uma determinada substância, maior o seu valor. Por exemplo, o altopreço do ouro e dos diamantes reflete a sua relativamente pequena quantiadisponível no mundo. No entanto, há pouco valor intrínseco nesses metais. Naverdade, a causa de seu alto valor é a sua raridade – que é um fator externo.
Já uma substânciaque tem um valor intrínseco pode ser definida como algo essencial à vida, ouseja, algo que não podemos viver sem ela. Por exemplo, um bom vinho de uma safraespecial é muito caro. No entanto, ele não tem um valor intrínseco, pois épossível vivermos sem vinho. Agora suponhamos que um apreciador de vinhos estejamorrendo de sede e o único vinho disponível custe R$ 10.000. Ele nãonecessariamente vai comprar esse vinho, porque pode salvar-se com água potável.Por outro lado, se o único líquido disponível for água, ele irá pagar qualquerpreço – mesmo R$ 50.000 – a fim de salvar sua vida.
Vemos que, quantomais um elemento é necessário para as criaturas viverem e prosperarem, mais oTodo-Poderoso o disponibiliza em abundância no mundo. Por exemplo: consideremosa disponibilidade de ar. Nenhum ser humano poderia sobreviver sem um suprimentoconstante de ar e, portanto, o ar é encontrado gratuitamente em todolugar.
Somos instruídos amencionar o Êxodo do Egito duas vezes por dia – uma vez de noite e outra pelamanhã; nós o mencionamos também nas orações de Shabat; cada mitsvá é associada aele e nós celebramos a festividade de Pessach anualmente por uma semana inteira.Este tremendo foco da Torá sobre o Êxodo nos revela que a lembrança da saída doEgito é intrinsecamente importante e que não podemos viver sem ela.
De fato, aorefletirmos sobre a saída do Egito, isto nos ilumina com a consciência de que oTodo-Poderoso é o Mestre do Universo e Sua providência divina supervisiona cadainstante de nossas vidas.
Que possamos incutiresta alegre e fundamental mensagem da proximidade de D'us conosco, para quenossas almas sejam inspiradas e infundidas com fé, confiança e otimismo em nossoCriador misericordioso.
[Baseadono livroOhr Rashaz,doRabinoSimcha Zissel Ziv (Lituânia,1824-1898),conhecido comoAlterde Kelm]