Translate

quarta-feira, 13 de abril de 2011

eMussar - Uma Nova Perspectiva sobre as Dez Pragas

À Luz do Mussár            
       
As Dez Pragascomeçaram no ponto mais baixo da Terra e gradualmente subiram às alturas maiselevadas do universo. A primeira praga, em que as águas se transformaram emsangue, ocorreu nos rios - que repousam sobre a própria fundação da Terra. Nasegunda praga, rãs fervilhavam nas águas que ficam acima do leito do rio, masainda abaixo da superfície da Terra. A terceira praga foi ados piolhos, quesurgiram a partir do solo da própria Terra.
A próxima praga foia de animais selvagens, que estão sobre a Terra. A quinta praga foi uma doençasobre os animais que é transmitida pelo ar - suspenso sobre a Terra. A pesteseguinte foi a de furúnculos na pele humana, que é uma manifestação do fogo, queestá acima do ar. O granizo foi a sétima praga, que vem das nuvens. A pesteseguinte foi dos gafanhotos, que voam acima das nuvens. A nona praga foi aescuridão, que afetou os astros luminosos que estão nas alturas celestiais. Aúltima praga, a morte dos primogênitos, demonstrou que o Todo-Poderoso é omestre das almas, que habitam no reino espiritual.
Podemos agoraentender que os níveis ascendentes das pragas revelaram que D'us é o Mestre detodas as dimensões da Criação, da menor à maior.
A revelação Divinadurante o Êxodo do Egito é um dos fundamentos de nossa fé. Uma vez que D'usgoverna sobre tudo, do fundo do mar às almas nos Céus, faz sentido para nósconfiarmos Nele apenas. Ele irá nos ajudar em todas as situações e preenchernossas vidas com salvações, bênçãos e paz.
Que a luz de Pessachrenove a nossa fé no Todo-Poderoso e desperte méritos de forma que possamosexperimentar grandes milagres, assim como nossos ancestrais testemunharam nosdias de outrora.

[Baseadonos ensinamentos do Maharal de Praga, Rabino Yehuda Loew, República Tcheca(1525-1609)]


HOJE:Sintamo-nos confiantes que o Todo-Poderoso irá nos ajudar e proteger em todos oslugares esituações.

Arquivo do blog