Noque diz respeito ao nosso relacionamento com nossos pais, a Torá (Vaikrá 19:3)nos ensina: ‘Toda pessoa deve reverenciar sua mãe e seupai’.
OTalmud (Baba Metzia 32) pergunta: “O que está implícito nesta ‘reverência’ emrelação aos pais?” E responde: “A pessoa não deve se sentar na cadeira deles,não falar em seu lugar nem contradizer suas palavras.”
Interessante:o tema deste versículo é a mitsvá de reverenciar os pais, porém, estranhamente,quando o Talmud explica este conceito, ele não fala nada sobre reverência! Aoinvés disso, define ações específicas e atitudes. Por que o Talmud não elaborousobre osentido essencialda reverência que a Torá exige explicitamenteque tenhamos por nossos pais?
OTalmud nos ensina aqui um dos princípios fundamentais da Torá. A base de todasas mitsvót é que é necessário haver ação. Mesmo as ‘mitsvót do coração’ – comoacreditar em D’us e amar a D’us – devem ser colocadas na prática a fim de seremcumpridas.
Portanto,os Sábios do Talmud perguntaram: “O que está implícito no termo ‘reverência aospais’?”, significando: quais são as ações específicas que colocam a ‘reverênciaaos pais’ numa realidade concreta? Somente quando a reverência é traduzida emação é que a mitsvá é cumprida!
Damesma forma, quando alguém pediu ao grande Sábio Hilel para lhe ensinar toda aTorá enquanto ficava num pé só (quer dizer: ensinar toda a Torá em poucosminutos), Hilel respondeu-lhe: “Aquilo que é odioso para ti, não faça aosoutros.” Ao invés de ensiná-lo a mitsvá de “Ame o seu próximo como a si mesmo”,Hilel ensinou-lhe as ações que resultam desta mitsvá. Somente quando o amor dáorigem a ações específicas é que a mitsvá de amar ao próximo érealizada.
Queo Todo-Poderoso nos ajude a desenvolver os sentimentos corretos dentro de nossoscorações e que possamos expressá-los através de ações concretas eapropriadas.
[Baseadono livroDaat TorádoRabinoYerucham HaleviLevovitz-(conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,1874-1936)]
HOJE:Façamosalgo para ajudar nossos pais ou alguém próximo a nós.