Translate

terça-feira, 13 de setembro de 2011

eMussar - A Inteligência Não Torna Uma Pessoa Sábia

Pirkei Avót -
Ética de Nossos Antepassados

“Sete características se aplicam a uma pessoa não refinada (em hebraico, um Golem) e sete a um sábio. Um homem sábio não fala diante de quem é maior que ele em sabedoria ou em anos; não interrompe as palavras de seu próximo; não se apressa em responder; pergunta o que é relevante ao tema em questão e responde com precisão; responde o primeiro assunto primeiro e o último, por último; sobre o que não escutou, ele diz ‘não escutei’; e admite a verdade. O oposto a tudo isto caracteriza a pessoa não refinada (5:9).”

        Tanto a pessoa “não refinada” como a “sábia” mencionadas no texto acima possuem inteligência e conhecimento. No entanto, a inteligência, por si só, não é o mesmo que sabedoria. Sabedoria é uma síntese de inteligência e bons traços de caráter. A título de comparação, um diamante bruto pode ter grande valor potencial, mas não é considerado uma pedra preciosa até que seja cortado, receba um formato e seja polido.
        Assim também, se uma pessoa altamente inteligente fala grosseiramente, impetuosamente ou de forma desorganizada, ela é considerada como sendo “não refinada”. A fim de alcançar a sabedoria ela deve retificar os atributos do seu coração. A humildade é o fundamento de todas as virtudes. Portanto, a fala de um homem sábio é permeada com humildade, respeito e decência.
        É interessante notar que nem a maneira de se vestir nem a escolha das amizades definem se a pessoa é “sábia” ou “não refinada”. Enquanto a aparência externa sinaliza algo sobre a pessoa, ela não necessariamente revela o seu espírito interior. O critério que determina a qualidade do caráter é o atributo interior da fala.
        A sabedoria do Mussár purifica o nosso espírito e retifica as nossas características inferiores ou imaturas. Ao darmos formato e polirmos nosso “diamante interior” através de nosso estudo diário de Mussár, iremos adquirir virtudes agradáveis. Por sua vez, o brilho de nossa alma refinada junto com a nossa inteligência irão iluminar a nossa fala com o atributo precioso da sabedoria.

[Baseado nos comentários do Rambam, Rabino Moshe ben Maimon (Maimônides) (Espanha e Israel, 1135-1204) sobre o Pirkei Avót]

HOJE: Pare e pense antes de responder uma pergunta.
  

                                                  Novo Blogpost: INITIATE PEACE


Arquivo do blog