Translate

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

eMussar - O Amor pela Paz

Pirkei Avót -
Ética de Nossos Antepassados
       
“Hilel disse: ‘Seja como os discípulos deAharon: ame a paz e procure a paz; ame as criaturas e as aproxime da Torá’(1:12)”
Amaior de todas as virtudes é a paz. No entanto, trata-se de um artigo que nãoexisteemabundâncianomundo. Qualquer um que se esforçar por resolver um conflito entre duas pessoaslogo descobrirá que fazer as pazes é um processo muito complicado e delicado.Qual o segredo para se fazer as pazes?
O grande Sábio Hilel revelou que existe um pré-requisito paraconseguirmos promover a paz entre as pessoas: antes de mais nada, devemos serpessoas que “amam a paz”. Devemos apreciar o seu valor e ansiar por ela do fundode nossos corações. Só quando estivermos totalmente dedicados a esta meta é queteremos a capacidade de eficientemente fazer as pazes entre as pessoas, ou seja,“buscar a paz”.
Além disso, implícito em “amar a paz” está que nunca se deve instigar umadiscussão. Pelo contrário, a pessoa deve persistir no caminho da paz. E sesurgir um conflito, deve resolver rapidamente o problema - “buscar apaz.”
Esta passagem também nos oferece uma interessante perspectiva sobre arelação entre paz e amor. O texto nos instrui primeiro a “amar a paz” e depoismenciona “amar as criaturas.” A grande mensagem é que para amarmos as pessoas,primeiro devemos amar a paz!
A natureza sensível dos seres humanos muitas vezes induz brigas tolas emesquinhas que perturbam a harmonia dos relacionamentos. Hilel sabiamente nosaconselhou a primeiro desenvolvermos um comprometimento pela paz. Uma vez quedespertemos em nós a paixão pela paz, teremos a sabedoria de ignorar questõesinsignificantes e banais e a coragem e a firmeza para mantermos a paz em nossosrelacionamentos.
Por fim, o ensinamento de Hilel - “Ame as criaturas” - infere que não hánecessidade de procurarmos uma razão especial para amarmos outro ser humano. Ofato de ele ou ela ser uma criação do Todo-Poderoso já é razão suficiente - porsi só - para amarmos o nosso próximo.
Que possamos desenvolver um amor verdadeiro pela paz. Por sua vez, esteamor será a gênese do nosso amor pelos demais.
[Baseado nos comentários do Hida,RabinoHaim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806)sobre o PirkeiAvót]
HOJE:Visualizemos a paz entre os membros de nossa família, amigos, a comunidadee todo o mundo.
NovoBlogpost: INITIATEPEACE

Arquivo do blog