Translate

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

eMussar - Proteção Eterna

À  LUZ  DO  MUSSÁR

Com a aproximação de Rosh Hashaná traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente e merecermos ser inscritos para um Ano Novo bom e doce.

A última mitsvá da Torá é que cada pessoa escreva um Sefer Torá para si própria, conforme o versículo: “E agora vocês devem escrever para vocês este cântico” (Devarim 31:19). Interessantemente, ao lado desta injunção para escrever um Sefer Torá está o versículo (Devarim 31:18): “E eu certamente esconderei Meu rosto naquele dia por causa de todo o mal que vocês cometeram”.
A justaposição desses versículos nos ensina que a Torá tem o poder de nos proteger e nos livrar de todo tipo de problema e sofrimento. Mesmo em tempos de hester panim (quando o Todo-Poderoso 'se esconde' de nós por causa de nossos erros) a luz da Torá ilumina um caminho para trilharmos.
O Talmud (Sotá 21a) elabora sobre este conceito: “O versículo (Mishlei 4:23) diz: ‘Pois um mandamento (da Torá) é como uma lâmpada e a Torá é como uma luminária’. O trecho ‘o mandamento é como uma lâmpada’ nos ensina que, assim como uma lâmpada só protege (ou seja, lança sua luz) temporariamente, assim também, a realização de um mandamento protege apenas temporariamente; o trecho seguinte, 'e a Torá é como uma luminária’, nos ensina que, assim como uma luminária protege (ou seja, lança sua luz) de forma permanente, assim também, a Torá protege permanentemente”.
O Talmud continua com uma parábola: Se uma pessoa está andando pela floresta na escuridão da noite, ela tem medo de espinhos, buracos, animais selvagens e ladrões. Se lhe dão uma tocha, ela consegue salvar-se de espinhos e buracos, mas ainda restam os animais selvagens e os ladrões... Quando, porém, a luz do alvorecer brilha, ela está salva também dos animais selvagens e ladrões.
O Talmud nos revela que a luz da Torá é uma proteção permanente. Especialmente em tempos de dificuldades devemos reforçar nosso estudo da Torá a fim de que esse escudo nos proteja. Além disso, ao nos dedicamos ao seu estudo, a luz espiritual da Torá dissipará o hester panim - e veremos a grande salvação do Todo-Poderoso.
Possamos nós ter o mérito de ver grandes e gloriosos milagres, assim como nossos antepassados ??vivenciaram no êxodo do Egito.

[Baseado nos comentários do Chafêts Chaim, o Rabino Israel Meir Kagan (Polônia, 1839-1933) sobre Pirkei Avót]


HOJE: Estude Torá hoje por um minuto extra.


                                                  Novo Blogpost: INITIATE PEACE


Arquivo do blog