Ética de Nossos Antepassados
“Rabi Eliezer disse: ‘Que a honra de seu amigolhe seja tão preciosa quanto a sua, e não se irrite facilmente’(2:15)”.
Achave para relacionamentos saudáveis??éo respeito. A nossaMishnános ilumina com duas regras sobre o respeitoque permitem que os relacionamentos operem dentro dos limites dapaz.
Em primeiro lugar, a honra de seu amigo -que ele dá a você-deve ser tão preciosaa vocêquanto ahonraque você concede aele.Em outras palavras, devemos assumir que os outros nos respeitam tãosinceramente quanto nós os respeitamos. Mais ainda, mesmo que eles nos concedamapenas uma pequena ‘medida’ de honra, devemos considerar como se estivessem noshonrando acima da média.
Em segundo lugar, devemos perceber que é da natureza humana supor que osoutros não nos dão todo o respeito que merecemos.
Além disso, a Mishná ensina o postulado-mestre para os bonsrelacionamentos: “Não se irrite com facilidade”.
Destes dois conceitos aprendemos quea ruína dos relacionamentos é araiva causada por algo que é percebido como uma demonstração de desrespeito.
A sabedoria de nossos Sábios é espantosa! Eles revelam que a harmonia emum relacionamento depende mais da percepção do receptor da honra do que a realqualidade e quantidade do respeito que lhe é oferecido.
A Torá nos ensina que para fortalecermos os nossos relacionamentosdevemos visualizá-los através de um prisma positivo: devemos partir do princípiode que todo respeito que recebemos está acima da norma. Isso neutralizaráqualquer desequilíbrio na reciprocidade do respeito que concedemos aos outros ecorrigirá a falha humana de tender a depreciar o respeito que os outros nosconcedem.
Que possamos aplicar os conhecimentos profundos de nossos Sábios para quenossos relacionamentos nos tragam felicidade, harmonia eamizade.
[Baseado no livroRuachHaChaim, do Rabino Chaim de Volozin(Lituânia,1749-1821)]
HOJE:Elevemosao mais alto grau a ‘quantia’ de respeito que recebemos.