Translate

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

eMussar - Como Nos Salvar de Agir Patetamente

Pirkei Avót -


Ética de Nossos Antepassados
           
       
“Yehoshua benPerachia disse: ‘julgue todas as pessoas favoravelmente’(1:6)”.

Àsvezes, nos relacionamentos interpessoais, há pessoas que se conduzem de um modoque pode ser interpretado como bom ou ruim. Por exemplo: imaginemos que estamosno aeroporto, numa fila para pegar um vôo e estamos atrasados. Quando estamosprestes a falar com o atendente, um homem corta a fila à nossa frente. Eu começoa fumegar e protesto contra a sua audácia.
Aí oatendente me interrompe e diz: “Desculpe-me, senhor, mas este homem já estava nafila. Enviei-o para checar seu bilhete com o supervisor e lhe disse que poderiavoltar sem ter que esperar na fila novamente”. Eu murmuro um pedido de desculpase me arrependo por fazer papel de tolo.
Pode-sequestionar o uso racional de se enxergar tudo pelo lado positivo. Consideremoseste homem que ficou com raiva quando alguém cortou a sua frente na fila noaeroporto. Ele aprendeu a lição e decidiu começar a julgar todos favoravelmente.Poucos dias depois, este homem está esperando em uma longa fila no banco quandouma senhora corta a sua frente. Ele se lembra daMishnáacima – “julguetodas as pessoas favoravelmente” - e se encolhe à lembrança de sua últimaacusação falsa. “Relaxe, meu velho”, ele diz a si mesmo, “ela provavelmenteestava na fila e saiu por um momento”. Ele respira profundamente - poisconseguiu ver a situação por uma ótica positiva - mantém a boca fechada e começaa se acalmar.
Algunsdiriam que ele foi estupidamente ingênuo. Mas, seguindo a instrução daMishnáacima, ele se salvou da raiva e do aborrecimento - e conseguiumanter um sorriso no rosto. Já outro indivíduo que opta por ignorar o conselhoacima - perde totalmente a paciência. Quem é o maior tolo?

[Baseado no comentário do RabeinuYoná (Espanha, *-1263) sobre o Pirkei Avót]
HOJE:Mantenhamo-nosfocados em julgar as pessoas favoravelmente em todos os nossos relacionamentosinterpessoais. Desta forma, permaneceremos calmos, felizes - esábios!
NovoBlogpost: INITIATEPEACE

Arquivo do blog