Translate

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

eMussar - Incentivando o Crescimento

Pirkei Avót -

Ética de Nossos Antepassados
           
       
“Rabi Yossi disse: ‘Que o dinheiro de seu amigo seja tão precioso para você quanto o seu’(2:17)”.

Quandoo Povo Judeu saiu do Egito, a Torá descreve que saíram com “grande riqueza”.OArizal,rabinoYtschak Luria (Israel, 1534-1572), um dos maiores cabalistas de nossa história,revelouo nível oculto deste versículo: “Eles saíram com grande riqueza espiritual”. Ouseja: suas almas foram iluminadas com a santidade e a pureza daShehiná- a Presença Divina.
Seguindoesta explicação, a passagem acima “Que o dinheiro do seu amigo seja tão preciosopara você quanto o seu” refere-se à sua “riqueza espiritual”. Sob esta luz, RabiYossi nos exorta a valorizarmos a espiritualidade de nossos amigos tanto quantoa nossa própria.
Oseguinte notável incidente lança luz sobre como podemos realizar esta importantetarefa: o Rabino Eliezer Gordon(1841-1910)foi ofundador e diretorda Yeshivá de Telz na Lituânia. Conversando com um hóspede que veiovisitar a Yeshivá, o rabino Gordon apontou para um estudante e disse: “Este é omeu único filho”. Então apontou para outro aluno e disse: “Este é meu únicofilho”. Depois de repetir o mesmo em relação a um terceiro rapaz, o visitanteperguntou: “Como o senhor pode ter três filhos únicos?”
Comum sorriso caloroso, o rabino respondeu: “Eu amo cada um de meus alunos como sefosse meu único filho!”
Cadapessoa tem uma alma sagrada e sábia. No entanto, assim como uma planta precisade luz solar e água para crescer, assim também nossos companheiros precisam deincentivo e amor para maximizar o seu potencial interior.
Quepossamos reconhecer e valorizar a preciosidade espiritual dos membros de nossafamília e amigos - e inspirá-los a almejar novos níveis de bondade, sabedoria esantidade.

HOJE:Usando umasaudável dose de simpatia e cordialidade - incentivemos os outros acrescerem.

Arquivo do blog