Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
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Quando Eliezer, o servo de Abraão, chegou a Haran para escolher uma esposa apropriada para Ytschak, ele encontrou Rivka próxima ao poço. Eliezer pediu-lhe um pouco de água e ela "rapidamente abaixou o jarro e deu-lhe de beber". Quando terminou, ela disse: "Trarei também água para os seus camelos, até que acabem de beber".
Pelo mérito desse ato de bondade, Eliezer escolheu-a para ser a futura esposa de Ytschak. A pergunta que surge é a seguinte: Eliezer viajou com uma comitiva de assistentes competentes e aptos. Era dever deles cuidarem dos camelos - e eles estavam dispostos e prontos a fazê-lo. Portanto, a bondade que Rivka realizou foi qualitativamente pequena. Ela não lhes forneceu bens ou serviços que eles próprios não poderiam facilmente conseguir.
Sendo assim, por que este ato de bondade aparentemente 'insignificante' de Rivka foi o ponto de referência que a tornou apropriada para ser a esposa de Ytschak?
Eliezer estava à procura de uma mulher cuja bondade fosse a própria essência de sua vida. Rivka fez este ato de bondade para Eliezer, mesmo não sendo necessário, porque ela tinha o máximo prazer em praticar a bondade! A qualidade de satisfazer-se com a bondade e a alegria em beneficiar e servir os outros é a verdadeira medida da retidão.
Shabat Shalom a Todos!
Baseado no livro Ohr Rashaz, do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm
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