Translate

domingo, 27 de novembro de 2016

Um Grande Princípio

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

AGADETAS DO TALMUD (*)

      

     

       

       Rabi Akiva ensinou que o versículo "Ame a seu próximo como a si mesmo" é o princípio básico da Torá. Ou seja: o amor pelos demais é o 'tronco' e a 'raiz' da Torá, de onde todos os outros ramos emanam. O amor pelo próximo é o motor que move cada mitsvá e o seu cumprimento.

       O Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm, trouxe uma bela explicação sobre este versículo. O versículo diz: "Ame a seu próximo como a si mesmo". Para conseguirmos amar os demais, precisamos amá-los da mesma maneira que "nos amamos".

       Uma pessoa naturalmente ama a si própria. Ela não precisa que a Torá lhe ordene a fazer isto. Da mesma maneira que nós 'naturalmente' nos amamos, a Torá nos instrui a amarmos os demais 'naturalmente'. Isto é: não devemos amar ao próximo apenas porque a Torá nos ordenou. Ninguém quer ser amado por ordem da Torá, pois um amor forçado não é um amor sincero.

       Portanto, amar os demais é a única mitsvá que não deve ser realizada como uma mitsvá, um mandamento – não devemos dizer: "Eu amo tal pessoa porque a Torá assim me ordenou".  Pelo contrário: da mesma forma que nós nos amamos automaticamente, devemos procurar ver os pontos positivos em nossos amigos e parentes e amá-los automaticamente – e naturalmente.

 

 

 

Uma Ótima semana a Todos!

 

 

 

(*) Agadetas são histórias ou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog