Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
"Qual o motivo para comermos Matsá?" (Hagadá de Pessach)
A maioria das pessoas presume que a Matsá que comemos na noite do Seder comemora as Matsót que o Povo de Israel assou quando saíram do Egito. Eles saíram tão rapidamente que não houve tempo para a massa crescer. No entanto, eles só saíram do Egito na manhã seguinte à Praga dos Primogênitos. Se a matsá que comemos representa a matsá que eles assaram quando saíram do Egito, então a mitsvá de comer matsá deveria ser observada pela manhã?!
Na verdade, as Matsót que comemos no Seder aludem às Matsót da oferenda diária que os cohanim comiam no Templo de Jerusalém. Estas Matsót precisavam ser feitas sem nenhum fermento, porque o fermento na massa simboliza os impulsos negativos no coração do homem. Os Cohanim, então, comiam as Matsót sem fermento com o mais alto nível de santidade.
Outro ponto interessante é que naquela noite a Presença Divina revelou-se ao Povo de Israel e os protegeu de todas as forças negativas e de impurezas, e o povo atingiu níveis fantásticos de santidade. Todos os anos, na noite do Seder, aquela mesma enorme santidade que o Todo-Poderoso revelou no Egito revela-se novamente para nós na noite do Seder, especialmente quando comemos a Matsá.
Ao comermos as Matsót esta noite, tentemos sentir uma 'coisa especial' no ar – aquela mesma santidade Divina. Reflitamos sobre a proteção que desfrutamos de todas as coisas negativas e sintamos a alegria de estarmos participando desta festividade tão importante para o Povo de Israel!
Desejo a Todos os Leitores um Shabat Shalom e um Pessach Muito Alegre e Elevado!
Com base no comentário do MaHarsha, Rabino Shmuel Eidels (Polônia, 1555-1631), sobre o Talmud (Pessachim 116)
Para parar de receber o e-Mussar: mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR