Translate

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Yortsait do Rav Israel Salanter

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

     

      

Caro leitor (a),

 

         Amanhã, dia 25 do mês hebreu de Shevat (10/fevereiro), é o Yortsait (aniversário de falecimento) do rabino Israel Salanter (Lituânia, 1810-1883), o fundador do movimento Mussár (voltado para o crescimento moral, pessoal e ético das pessoas).

         O Rabino Salanter revolucionou o judaísmo ao enfocar novamente o tema central da Torá de bondade, preocupação pelos demais, sensibilidade e empatia.

         Apresentamos a seguir uma passagem do livro "Or Israel, Os Escritos Clássicos do Rabino Israel Salanter" que lança luz sobre a importância vital que Rav Israel dava ao se encorajar outras pessoas a estudarem o Mussár.

 

 

O MUSSÁR É INDISPENSÁVEL

(Trecho da Carta Três do livro Or Israel)

 

    Examinemos o seguinte ponto com um olhar perspicaz: pode uma pessoa andar se não tiver pernas? Pode enxergar se não tiver olhos? Da mesma forma, sem o estudo de Mussár, os esforços para tornarmo-nos pessoas mais espirituais e estudar Torá não conseguirão ter sucesso se somos constantemente atrapalhados e incomodados pelo impulso negativo.

     Incentivemos outros a estudar Mussár.

     Nosso único recurso é utilizar o poder das palavras para encorajar os mais fracos, empregando conhecimento e compreensão e despertá-los para estudar o Mussár, onde reside a cura para todos os males espirituais. Devemos inspirar os demais a "aprender, ensinar, proteger e realizar", cada um de acordo com os ditames de sua sabedoria. Desta maneira, podemos ter boa esperança para o Mundo Vindouro além de uma vida mais tranquila e harmônica neste mundo.

     Se seguirmos o caminho do Mussár, trabalhando para transformar o mal em bem e extrair o metal precioso da escória, o Todo-Poderoso fortalecerá nossos corações. É um tremendo mérito para cada um de nós sermos contados entre aqueles que dão méritos ao público, incentivando-os a estudar a sabedoria do Mussár.

 

 

         Que possamos continuar a desfrutar dos ensinamentos de Rav Israel e caminhar juntos com a sua luz, e que o Todo-Poderoso nos abençoe com sucesso em todos os nossos empreendimentos materiais e espirituais.

 

 

 

 

Shabat Shalom a Todos!

 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog