Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
Caro leitor (a),
Amanhã, dia 25 do mês hebreu de Shevat (10/fevereiro), é o Yortsait (aniversário de falecimento) do rabino Israel Salanter (Lituânia, 1810-1883), o fundador do movimento Mussár (voltado para o crescimento moral, pessoal e ético das pessoas).
O Rabino Salanter revolucionou o judaísmo ao enfocar novamente o tema central da Torá de bondade, preocupação pelos demais, sensibilidade e empatia.
Apresentamos a seguir uma passagem do livro "Or Israel, Os Escritos Clássicos do Rabino Israel Salanter" que lança luz sobre a importância vital que Rav Israel dava ao se encorajar outras pessoas a estudarem o Mussár.
O MUSSÁR É INDISPENSÁVEL
(Trecho da Carta Três do livro Or Israel)
Examinemos o seguinte ponto com um olhar perspicaz: pode uma pessoa andar se não tiver pernas? Pode enxergar se não tiver olhos? Da mesma forma, sem o estudo de Mussár, os esforços para tornarmo-nos pessoas mais espirituais e estudar Torá não conseguirão ter sucesso se somos constantemente atrapalhados e incomodados pelo impulso negativo.
Incentivemos outros a estudar Mussár.
Nosso único recurso é utilizar o poder das palavras para encorajar os mais fracos, empregando conhecimento e compreensão e despertá-los para estudar o Mussár, onde reside a cura para todos os males espirituais. Devemos inspirar os demais a "aprender, ensinar, proteger e realizar", cada um de acordo com os ditames de sua sabedoria. Desta maneira, podemos ter boa esperança para o Mundo Vindouro além de uma vida mais tranquila e harmônica neste mundo.
Se seguirmos o caminho do Mussár, trabalhando para transformar o mal em bem e extrair o metal precioso da escória, o Todo-Poderoso fortalecerá nossos corações. É um tremendo mérito para cada um de nós sermos contados entre aqueles que dão méritos ao público, incentivando-os a estudar a sabedoria do Mussár.
Que possamos continuar a desfrutar dos ensinamentos de Rav Israel e caminhar juntos com a sua luz, e que o Todo-Poderoso nos abençoe com sucesso em todos os nossos empreendimentos materiais e espirituais.
Shabat Shalom a Todos!
Para parar de receber o e-Mussar: mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR