Ética de Nossos Antepassados
“RabiYaacov costumava dizer: ‘Uma ‘brisa’ de contentamento noGanEden(Mundo Vindouro) é melhor do que toda a vida neste mundo’(4:22)”.
Umdos pilares do judaísmo é que o Todo-Poderoso nos concede a recompensa eternadas mitsvót que realizamos lá no Gan Éden. O prazer e a felicidade no Gan Édenestão muito além da compreensão humana: “A visão momentânea da felicidadeespiritual do Mundo Vindouro é melhor do que toda a vida destemundo.”
Como podemos ter uma idéia deste conceito?
Imaginemosque fossem comprimidos em um único momento todos os prazeres que alguémdesfrutou durante todo o curso de sua vida, bem como todos os prazeres que todosos seus amigos tiveram durante suas vidas. Depois pegaram este “super-momento deprazer” e o deram a alguma pessoa para desfrutar. Dá para imaginar o seu nívelde felicidade e prazer?
Numasegunda etapa, acrescentemos a esse “super-momento de prazer” todas as alegriasque todos os habitantes daquela cidade tiveram durante suas vidas. Em seguida,somemos todos os prazeres que cada habitante do país teve durante o curso de suavida. Finalmente, acrescentemos a esse grande “momento” todos os prazeres quetodos que viveram neste planeta - desde o início dos tempos até o seu momentofinal - e ofereçamos esta “pílula do momento supremo” a umindividuo.
Esteincomensurável momento de prazer terreno é o que amishnáacima chamou de“toda a vida deste mundo”. E o mais incrível: um momento de alegriaespiritual no Gan Éden excede EM MUITO este super-momento de prazerterreno!
Amishná nós ensina que até mesmo “uma ‘brisa’ de contentamento no Gan Éden émelhor que toda a vida neste mundo”. Esta ‘brisa’ pode ser comparada a umrei que faz um banquete real em seu palácio. Naquele momento um homem carentepassa pela frente do palácio e saboreia o aroma delicioso que o vento traz dafesta do rei. Este é o significado de uma “brisa de Gan Éden”. O menor nível dealegria no Gan Éden é maior do que todo aquele momento que chamamos de “todaa vida deste mundo”.
[Baseadono livroMichtav MeEliahu,escritopeloRabinoEliahuEliezer Dessler (Rússia e Israel, 1891-1954)]
HOJE:Reflitamos sobre a incrível oportunidadeoferecida por cada Mitsvá - e nos alegremos PLENAMENTE por cada Mitsvá quefizermos.