Translate

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

e-Mussar - A Grande Recompensa de Nossa Geração


Pirkei Avót -
Ética de Nossos Antepassados

(O Rabino) Ben Hê Hê disse: ‘Conforme o esforço aplicado assim será a recompensa’ (5:26).”
        
          Nossos Sábios nos dizem que a geração que recebeu a Torá no Monte Sinai atingiu o mais elevado nível de santidade. Já a espiritualidade de cada sucessiva geração diminui, porque estão mais longe da grande luz revelada no Monte Sinai. Ainda assim, a revelação Divina que ocorrerá durante a era messiânica superará a do Monte Sinai, elevando a nação inteira com santidade e pureza.
        Em vista disso, surge a seguinte pergunta: o prazer eterno que o Todo-Poderoso concede no Gan Éden é condizente com nossas ações durante nossas vidas. No entanto, o nível de Torá, boas ações e pureza de caráter das gerações anteriores excedem em muito o nosso nível. Se assim for, parece que nossa porção no Mundo Vindouro será muito menor do que a parcela recebida pelos justos que nos precederam.
        A resposta é que nossas ações são menos qualitativas que as das gerações anteriores não por nossa deficiência, mas sim porque somos atormentados com muito mais impedimentos espirituais do que eles o foram. Apesar de estarmos num degrau inferior na escada espiritual em relação aos nossos antepassados, a nossa dedicação pode chegar a ser tão grande quanto a deles.
        Assim esta Mishná ensina: "A recompensa é proporcional ao esforço". Sim, há uma grande diferença entre nossos sagrados Patriarcas e nós. No entanto, o Criador, em Sua grande compaixão, não nos julga de acordo com nossas realizações, mas sim de acordo com a nossa dedicação.
        O Todo-Poderoso leva em consideração o contexto de nossas vidas e calcula a nossa recompensa de modo correspondente. Ele vê as grandes dificuldades apresentadas pelo ambiente em que vivemos, que interferem com o nosso desejo de cumprir a Torá. Portanto, uma pessoa de nossa geração, que sabe muito menos que os Sábios anteriores, receberá a mesma oportunidade de recompensa que nossos sagrados antepassados.
        Que possamos ser encorajados pelas mitsvót que fazemos, sabendo que o Todo-Poderoso as valoriza como se fossem feitas pelos maiores de nossos Sábios.

 
[Baseado nos comentários do Hida, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806) sobre o Pirkei Avót]

 
HOJE: Ao praticarmos uma Mitsvá, lembremo-nos que o Todo-Poderoso valoriza nossos esforços como se estivéssemos realizando a maior Mitsvá.
 

                                                  Novo Blogpost: INITIATE PEACE


Arquivo do blog