PARÁBOLAS DO BEN ISH HAI (*)
Havia uma vez dois vizinhos - um era rico e o outro era pobre. O rico tinha um imenso rebanho de bovinos e ovinos, bem como numerosos vinhedos e campos. Sua mesa de jantar era como a mesa de reis e sua espaçosa casa era literalmente um palácio. Apesar de seu estilo de vida luxuoso, ele era muito magro e de saúde frágil.
Seu vizinho, por outro lado, era um simples artesão. Ele não tinha os meios para proporcionar boas comidas para sua família todas as noites, exceto no Shabat. Sua pequena casa tinha poucos móveis, com apenas o essencial. No entanto, apesar de sua condição econômica, ele era robusto e saudável, e seu rosto brilhava sempre com alegria.
O vizinho rico lhe perguntou: “Por que eu sou tão fraco, enquanto você está tão cheio de vitalidade e saúde?”
“Permita-me dizer-lhe a verdade. Você tem uma natureza raivosa e irritadiça”, ele respondeu. “Pelo menos dez vezes por dia você perde a paciência com os seus empregados e filhos. A raiva enfraquece o corpo e cobra um preço bem caro da saúde da pessoa. Além disso, você tem desejos insaciáveis e se corrói de inveja dos outros. Assim, está sempre em um estado de angústia, porque sua cabeça está confusa com sua obsessão por dinheiro. Já que não consegue satisfazer todas as suas paixões, você sempre se sente infeliz e essa preocupação o consome. Com toda essa negatividade, como poderia possivelmente ser uma pessoa saudável? Eu tenho uma natureza calma e relaxada e me cuido para nunca ficar com raiva. Além disso, estou feliz com a porção que o Todo-Poderoso me concedeu. Eu olho para o que tenho e sinto que D'us realmente me abençoou. Eu não tenho inveja dos outros. Portanto, tenho paz de espírito - que é a base de uma boa saúde”.
Esta parábola nos ensina que a felicidade pessoal não depende do status econômico da pessoa, mas sim da pureza de seu caráter. A Torá nos adverte para não cairmos ou tendermos para o lado das características negativas, tais como a inveja, a ganância e a vaidade. Não apenas estas características são impróprias, mas mais ainda: são destrutivas para o nosso próprio bem estar.
Tomemos a resolução de evitar estas características desfavoráveis. Aí então seremos pessoas saudáveis, tanto em corpo como em alma. E ainda mais: seremos muito felizes tanto neste mundo como no Mundo Vindouro!
* Ben Ish Hai é um dos livros escritos pelo Rabino Yossef Haim (Bagdá, Iraque, 1833-1909)
HOJE: Permaneçamos calmos e tranquilos em todas as circunstâncias.
Nosso site:salantfoundation.org