À LUZ DO MUSSÁR
O atributo mais importante nas relações interpessoais é a paciência. Quando somos pacientes com os outros, mantemos a nossa dignidade bem como preservamos a dignidade da pessoa com a qual estamos envolvidos.
Podemos aprender paciência do Todo-Poderoso. Ele nos dá vida com a expectativa de que a usemos para ser boas pessoas e cumprir a Torá. No entanto, mesmo quando estamos aquém de Sua expectativa, Ele responde com misericórdia e nos demonstra Sua paciência infinita. Ele continua a nos dar o dom da vida, mesmo quando o utilizamos impropriamente. Ele espera por nós e acredita em nós – aguardando com otimismo que iremos reconhecer nossas falhas e corrigi-las.
Lição: A paciência infinita do Criador é acompanhada por Sua abundante misericórdia e a crença de que as pessoas são boas e d que querem melhorar a si mesmas.
Aplicação: Tentemos igualar o Todo-Poderoso exercendo uma paciência infinita, tendo piedade e uma atitude positiva em nossas relações interpessoais. Continuemos beneficiando as outras pessoas mesmo em situações provocantes e delicadas.
Boa semana a todos!
[Baseado no livro Tomer Devorá de autoria do Rabino Moshe Cordovero (Israel, 1522-1570)]