PIRKEI AVOT - ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
“Hilel disse: ‘Seja como os discípulos de Aharon: Ame a paze procure a paz. Ame as criaturas e as aproxime da Torá’. (1:12)”
Estaimpressionante passagem revela um belo caminho de vida a tomarmos. Nela somosaconselhados a abrir nossos corações para os atributos maravilhosos de “amar apaz” e “amar as pessoas.”
Maisainda: somos encorajados a “buscar a paz.” Embora seja magnífico “sentir amorpela paz e pelos demais”, tal pessoa não necessariamente ativamente “esforça-sepor promover a paz” - ao passo que aquele que ama a paz e as pessoas, bem como“busca a paz”, reforça significativamente a paz no mundo.
AaronHaKohen, o Sumo Sacerdote, não só utilizava a “busca da paz” como uma abordagempara fazer as pazes entre duas partes que estavam discutindo, mas também como ummétodo de ajudar os outros a melhorarem a si mesmos.
Porexemplo, se notava uma pessoa que estava agindo mal, ele não a repreendia oucorrigia. Pelo contrário, era amigável e simpático com ela! Aí, uma vez quetinha Aaron HaKohen como amigo, ela corrigia seu comportamento por sua própriaconta, pois diria a si mesma:“Aaron tem muita amizade comigo. Se souber oserros que cometo, ele não vai mais querer ser meu amigo”.Portanto, a fimde preservar sua amizade com Aaron, este indivíduo estaria motivado a mudarrapidamente seus caminhos.
Quepossamos aprender com Aaron “o caminho do amor e da paz” e aplicá-lo em todas assituações e relacionamentos. Como resultado, traremos o aumento da paz, amor, efelicidade entre a humanidade.
[Baseado no comentáriodo Rabeinu Yoná (Espanha, *-1263) sobre o PirkeiAvót]
HOJE: Usemos aabordagem pacífica para resolver todo tipo de conflitosinterpessoais.