À LUZ DO MUSSÁR
Certa vez duas crianças muito jovens estavam sentadas na presença de Raba, um dos maiores sábios do Talmud. Raba perguntou aos dois garotos: "Quando rezamos - a quem devemos dirigir nossas orações?"
"Para D'us, o Todo-Poderoso", responderam eles.
"E onde D'us mora?" perguntou Raba. Um dos rapazes apontou para o teto, enquanto o outro foi para fora e apontou para o céu.
"Vocês dois se tornarão grandes estudiosos da Torá", disse-lhes Raba (Talmud Berachot 48a).
Os dois rapazes, Abaye e Rava, cresceram e tornam-se dois dos mais ilustres de nossos sábios. Esta conversa de Raba com as crianças nos ilumina sobre um dos pontos fundamentais da educação. Em poucas palavras: educação é encorajamento e incentivo.
Raba fez-lhes uma pergunta simples, a fim de evocar uma resposta correta. O assunto e a pergunta foram sobre o Todo-Poderoso. Quando os meninos responderam, ele os elogiou como se fossem grandes especialistas em D'us e na Torá.
Além disso, afirmou que se tornariam grandes estudiosos da Torá. Raba foi o maior sábio de sua geração. Podemos imaginar quanta confiança a sua declaração positiva despertou em Abaye e Rava!
Outro ponto a ressaltar desta história é como um homem muito estimado, importante e ocupado teve tempo para falar e incentivar as crianças. Seu cuidado inteligente e o encorajamento que demonstrou aos meninos geraram os mais doces dos frutos.
Que possamos incentivar outros a terem sucesso em seus empreendimentos espirituais. O fato de nos importarmos com eles irá fortalecê-los bem como a nós mesmos – como os sábios do Mussár ensinam: "Aquele que vem iluminar os demais será iluminado."
HOJE: Ofereçamos palavras de carinho e incentivo às outras pessoas.