À LUZ DO MUSSÁR
O grande cabalista Rabino Ytschak Luria (Israel, 1534-1572), também conhecido como Arizal, ensinou que as letras finais do versículo (Tehilim 92:13): “tsadiK katamaR ifraCH” - O justo florescerá como uma tamareira - formam a palavra Korach, o nome do primo de Moshe (Moisés). Este versículo revela que Korach acabará por receber uma parte no Mundo Vindouro.
Korach teve um trágico fim por ter se rebelado contra a autoridade de Moshe Rabenu, quando a terra abriu-se e engoliu a ele e todos seus seguidores. Por que alguém que liderou uma rebelião contra a maior pessoa que já viveu mereceria uma porção no Gan Eden?
O Midrash explica o versículo (Bamidbar 16:39): “E tomou Korach” - significando: “O seu coração o tomou”. Korach foi influenciado por suas emoções. Moshe nomeou o primo de Korach, Elitzafan ben Uziel, para chefiar a família de Kehat. Korach sentiu-se desprezado porque ele era mais velho que Elitzafan. Esta mágoa interior gerou ciúme e inveja que, por sua vez, levaram Korach a desafiar a autoridade de Moshe Rabenu.
Korach era um homem pio e de profunda sabedoria. Como é possível a uma pessoa de tal estatura sucumbir às suas emoções negativas? A resposta é que a inveja ficou ‘cozinhando’ no subconsciente de Korach - era algo indetectável a ele. Portanto, equivocadamente, ele pensou que o seu desafio contra Moshe estava baseado em uma motivação pura - o seu desejo de progredir no serviço ao Todo-Poderoso. Ele não sentia qualquer inveja palpável.
Vemos aqui o poder subversivo das emoções, mesmo com alguém tão sábio e íntegro como Korach. No entanto, por que ele foi responsabilizado se a sua inveja era algo subconsciente?
Através do estudo do Mussár a pessoa é capaz de purificar o seu consciente, bem como o subconsciente. O fato de que Korach ficou vulnerável à inveja demonstrou que ele estava deficiente no domínio do seu ‘eu’. Ele não se empenhou suficientemente no estudo do Mussár. Daí seu impulso negativo, discreta e clandestinamente, infiltrou-se em seu coração. Todavia, Korach receberá uma parte no Mundo Vindouro apesar de seu erro trágico.
Através do estudo do Mussár a pessoa é capaz de purificar o seu consciente, bem como o subconsciente. O fato de que Korach ficou vulnerável à inveja demonstrou que ele estava deficiente no domínio do seu ‘eu’. Ele não se empenhou suficientemente no estudo do Mussár. Daí seu impulso negativo, discreta e clandestinamente, infiltrou-se em seu coração. Todavia, Korach receberá uma parte no Mundo Vindouro apesar de seu erro trágico.
O Mussár tem o poder de purificar os nossos corações de todas as impurezas - tanto as conscientes como as subconscientes. Através do seu estudo, o caminho do bem será iluminado e iremos andar em pureza, verdade e kedushá.
[Baseado no livro Ohr Rashaz, do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm]
HOJE: Visualizemos a luz do Mussár limpando os nossos corações de todas as impurezas.