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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

eMussar - Sabedoria X Inteligência



Pirkei Avót -  

Ética de Nossos Antepassados
           
       
Coma aproximação de Rosh Hashaná traremos edições que possam nos inspirar a crescerespiritualmente e merecermos ser inscritos para um Ano Novo bom edoce.
“Setecaracterísticas se aplicam a uma pessoa não refinada (em hebraico, um Golem) esete a um sábio. Um homem sábio não fala diante de quem é maior que ele emsabedoria ou em anos; não interrompe as palavras de seu próximo; não se apressaem responder; pergunta o que é relevante ao tema em questão e responde comprecisão; responde o primeiro assunto primeiro e o último, por último; sobre oque não escutou, ele diz ‘não escutei’; e admite a verdade. O oposto a tudo istocaracteriza a pessoa não refinada (5:9).”
Tanto a pessoa “nãorefinada” como a “sábia” mencionadas no texto acima possuem inteligência econhecimento. No entanto, a inteligência, por si só, não é o mesmo quesabedoria. Sabedoria é uma síntese de inteligência e bons traços de caráter. Atítulo de comparação, um diamante bruto pode ter grande valor potencial, mas nãoé considerado uma pedra preciosa até que seja cortado, receba um formato e sejapolido.
Assimtambém, se uma pessoa altamente inteligente fala grosseiramente, impetuosamenteou de forma desorganizada, ela é considerada como sendo “não refinada”. A fim dealcançar a sabedoria ela deve retificar os atributos do seu coração. A humildadeé o fundamento de todas as virtudes. Portanto, a fala de um homem sábio épermeada com humildade, respeito e decência.
Éinteressante notar que nem a maneira de se vestir nem a escolha das amizadesdefinem se a pessoa é “sábia” ou “não refinada”. Enquanto a aparênciaexternasinaliza algo sobre a pessoa, não necessariamente ela revela oseu espírito interior. O critério que determina a qualidade do caráter é oatributointeriorda fala.
Asabedoria do Mussár purifica o nosso espírito e retifica as nossascaracterísticas inferiores ou imaturas. Ao darmos formato e polirmos o nosso“diamante interior” através de nosso estudo diário de Mussár, adquiriremosvirtudes agradáveis. Por sua vez, o brilho de nossa alma refinada junto com anossa inteligência irão iluminar a nossa fala com o atributo precioso dasabedoria.
[Baseadonos comentários do Rambam,Rabino Moshe ben Maimon (Maimônides)(Espanha e Israel, 1135-1204)sobreo Pirkei Avót]
HOJE:Pare e pense antes de responder qualquer pergunta.

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