Com a aproximação de Rosh Hashaná traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente e merecermos ser inscritos para um Ano Novo bom e doce.
Imagine se nos fosse dada a tarefa de limpar uma galinha toda empoeirada e solta num quintal. Seria um grande desafio, tanto para nós quanto para ela. Assim que nos aproximássemos com a mangueira d’água, ela correria na direção oposta. Mesmo se conseguíssemos jogar um pouco de água, provavelmente só faríamos a poeira virar lama. E como encontrar e limpar as manchas que estão escondidas sob as penas?
Acredite ou não, um dos nossos maiores profetas já deu a resposta a este enigma (Profeta Isaías 52:2): 'Sacuda o pó e levanta-se’. O midrash então explica este versículo: “Rebe Aha disse: é como uma galinha que se sacode toda e livra-se do pó”.
A melhor - e mais fácil – maneira para se limpar uma galinha é ela limpar-se sozinha. Ela vai se agitar, se torcer, chacoalhar e bater as asas; quase sem esforço, a poeira se soltará em questão de segundos.
Esta parábola da galinha faz alusão à limpeza de nossas almas. Se outra pessoa tenta nos ‘limpar’ através de uma crítica construtiva, a maioria das pessoas reagirá com ressentimento e na defensiva. Se a crítica for feita de forma dura, pior ainda: certamente vai sair pela culatra.
Ao invés disso, a melhor maneira para uma pessoa ‘limpar’ sua alma é iniciar seu próprio processo de limpeza. Ao sermos motivados a nos despertar espiritualmente, podemos realizar nosso objetivo de forma rápida e fácil. A auto-correção espiritual é um processo natural e eficiente, tão altamente eficaz como a nossa galinha sacudindo a poeira.
O estudo diário de Mussár é uma abordagem não-invasiva. Ao invés de sermos repreendido por uma fonte externa, voluntariamente nos engajamos no estudo do Mussár para estimular e purificar nossas almas. Aprimoramos e melhoramos o nosso crescimento espiritual em nosso próprio ritmo e dentro da privacidade protetora de nossos próprios pensamentos.
Que o Todo-Poderoso nos ajude em nossos esforços para “sacudirmos o pó e levantarmo-nos!”
[Baseado no livro Daat Torá, do Rabino Chaim Walkin Shelita (Jerusalém, Israel)]
HOJE: Ao estudar Mussár (lendo o e-Mussár, por exemplo), visualizemos todas as impurezas sendo liberadas de nossos corações e almas.