Translate

terça-feira, 27 de setembro de 2011

eMussar - Restaurando ao Estágio Inicial

Pirkei Avót -
Ética de Nossos Antepassados
 Com a aproximação de Rosh Hashaná traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente e merecermos ser inscritos para um Ano Novo bom e doce.
Tudo está previsto, porém o livre-arbítrio foi concedido. O mundo é julgado com bondade e tudo vai de acordo com a preponderância das atitudes (5:9).”

          D'us nos deu o livre arbítrio para cumprirmos Suas mitsvót e ganharmos uma parte eterna de prazer no Gan Eden (Mundo Vindouro). Se por algum motivo não cumprimos as mitsvót, o Todo-Poderoso misericordiosamente nos concede a oportunidade de corrigirmos nossos atos. O processo de arrependimento purifica os efeitos do ato indevido. No entanto, como a santidade nata de cada um é restaurada? A resposta é: D'us, Ele próprio, reúne as ‘faíscas de santidade’ que foram perdidas e as restaura a cada um de nós.
          Imagine que um rei nos deu de presente um saco cheio de moedas raras de ouro. Ao viajarmos para casa, não fomos cuidadosos com o presente e ao chegar, percebemos que muitas moedas se perderam. Não ficaríamos com vergonha de contar ao rei o que aconteceu? E mesmo que contássemos, esperaríamos que ele refizesse nossos passos para encontrar as moedas?
          As moedas preciosas de ouro que este rei presenteou são um paralelo à santidade que o Todo-Poderoso infundiu em todos nós quando nascemos. Se agirmos de forma inadequada em nossas vidas, algo de nossa santidade é diminuída.
          No entanto, D'us é repleto de infinita misericórdia e bondade. Sob esta luz a mishná acima ensina: “O mundo é julgado com bondade”, ou seja: o Criador, em Sua compaixão abundante, aceita nosso arrependimento, e em Sua bondade, recolhe a santidade que perdemos e a retorna a nós.
          Que possamos nos sentir confiantes que o Todo-Poderoso nos mostrará Sua infinita misericórdia e nos restaurará ao nosso estado original de santidade e pureza.


[Baseado nos comentários do Hida, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806) sobre o Pirkei Avót]

  
HOJE: Alegremo-nos sabendo que o Todo-Poderoso irá restaurar nossa santidade e luz.
 

                                                  Novo Blogpost: INITIATE PEACE


Arquivo do blog