A Torá nos diz que “Avraham chegou a uma idade avançada e o Todo-Poderoso o abençoou com tudo”. Qual foi o segredo da longevidade Avraham e de ter encontrado favor aos olhos de D’us?
A fim de entendermos o segredo de sua longevidade, voltemo-nos ao Midrash (Tanchuma Chaie Sara 2) que afirma: “Existem quatro coisas que diminuem a força de um homem: (1) o medo; (2) o sofrimento por filhos rebeldes; (3) uma esposa desafiante e (4) a guerra”.
O Midrash continua: “Eis o exemplo clássico de mulheres rebeldes que fizeram com que diminuíssem as forças de seu marido: ‘E quando o rei Salomão envelheceu, suas esposas desviaram-se atrás de outras divindades’”.
“Já Sara, a esposa de Avraham, honrou-o e chamou-o de ‘meu mestre’. Ela personificava o versículo (Mishlei – Provérbios 12:04): ‘Uma mulher de valor é a coroa de seu marido’. Assim, a Torá atribui o nosso versículo ‘Avraham chegou a uma idade avançada e o Todo-Poderoso o abençoou com tudo’ ao mérito de Sara.”
Vemos que o respeito e a dignidade que Sara tinha por Avraham foi o fator que trouxe o seu sucesso e longevidade. Toda mulher tem a sensibilidade, sabedoria e capacidade de nutrir e fortalecer o espírito de seu marido. Quando ela o honra, ela lhe traz longevidade e bênçãos - “Avraham chegou a uma idade avançada e o Todo-Poderoso o abençoou com tudo”.
Que o Todo-Poderoso possa nos dar o discernimento para encorajar, inspirar e revelar o melhor em cada um de nós. Por sua vez, veremos se materializar em nós o versículo “Avraham chegou a uma idade avançada e o Todo-Poderoso o abençoou com tudo”.
HOJE: Fortaleçamos os membros de nossas famílias e amigos, honrando-os com respeito e dignidade.
HOJE: Fortaleçamos os membros de nossas famílias e amigos, honrando-os com respeito e dignidade.