Ética de Nossos Antepassados
“Yehuda ben Teima disse: ‘Seja valente como o leopardo, leve como a águia, ágil como o cervo e forte como o leão para cumprir a vontade de seu Pai que está no Céu’. (5:23)”
Esta passagem revela o segredo da energização e vitalidade. Normalmente, quando alguém despende suas energias, ele precisa descansar para recuperar suas forças. Embora isto seja verdade em relação aos esforços e empenhos do dia-a-dia, os assuntos espirituais seguem uma dinâmica diferente. O Todo-Poderoso concede uma medida extra de energia e proteção às pessoas que se dedicam a espiritualidade.
O profeta Isaías disse: “Aqueles que confiam no Todo-Poderoso experimentarão uma renovação de suas forças”. Isto é, quando aqueles que se dedicam ao Todo-Poderoso cansam, eles se voltam a Ele por ajuda. D'us então aumenta e recarrega suas forças para que possam realizar mais boas ações.
Assim, o texto acima nos ensina: Seja valente como um leopardo - Inspire-se, bem como aos demais, a estudar Torá e praticar boas ações. Agora que sabemos que o Todo-Poderoso nos concederá um superávit de força, não devemos desistir de praticar as mitsvót por falta de estímulo. Ao invés disso, devemos nos sentir confiantes de que podemos realizá-las com a “ousadia de um leopardo”.
Um período de exercícios físicos gera exaustão. No entanto, a pessoa que está engajada em uma boa ação ou mitsvá não se cansará. Ao contrário, será “ágil como um cervo”. Além disso, sua determinação para completar as mitsvót será tão poderosa como a “força de um leão”.
Não só a fé nos ajuda a ter sucesso em nossos negócios e iniciativas, mas ainda desperta novos suprimentos de energia de modo que possamos ter um desempenho além de nossos limites naturais. Portanto, quando estivermos cansados, devemos pedir por novas reservas de força e o Todo-Poderoso as renovará.
Que sejamos abençoados com o amor por fazer o bem, tanto para os Céus como para nossos semelhantes. Ao nos despertarmos para cumprir a vontade de D'us, Ele nos fornecerá suprimentos infinitos de energia, força e vigor.
[Baseado no comentário do Rabeinu Yoná (Espanha, *-1263) sobre o Pirkei Avót]
HOJE: Quando estivermos cansados, repitamos a frase: “Os que confiam no Todo-Poderoso experimentarão uma renovação em suas forças”