Translate

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

eMussar - Incentivando o Crescimento



PIRKEI AVOT
A ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
 Rabi Yossi disse: ‘Que o dinheiro de seu amigo seja tão precioso para você quanto o seu’ (2:17).
        Quando o Povo Judeu saiu do Egito, a Torá descreve que saíram com “grande riqueza”. O Arizal, rabino Ytschak Luria (Israel, 1534-1572), um dos maiores cabalistas de nossa história, revelou o nível oculto deste versículo: “Eles saíram com grande riqueza espiritual”. Ou seja: suas almas foram iluminadas com a santidade e a pureza da Shehiná - a Presença Divina.
Seguindo esta explicação, a passagem acima “Que o dinheiro do seu amigo seja tão precioso para você quanto o seu” refere-se à sua “riqueza espiritual” e Rabi Yossi nos exorta a valorizarmos a espiritualidade de nossos amigos tanto quanto a nossa própria.
O seguinte notável incidente lança luz sobre como podemos realizar esta importante tarefa: o Rabino Eliezer Gordon (1841-1910) foi o fundador e diretor da Yeshivá de Telz na Lituânia. Conversando com um hóspede que veio visitar a Yeshivá, o rabino Gordon apontou para um estudante e disse: “Este é o meu único filho”. Então apontou para outro aluno e disse: “Este é meu único filho”. Depois de repetir o mesmo em relação a um terceiro rapaz, o visitante perguntou: “Como o senhor pode ter três filhos únicos?”
Com um sorriso caloroso, o rabino respondeu: “Eu amo cada um de meus alunos como se fosse o meu único filho!”
Cada pessoa tem uma alma sagrada e sábia. No entanto, assim como uma planta precisa de luz solar e água para crescer, assim também nossos companheiros precisam de incentivo e amor para maximizar o seu potencial interior.
Que possamos reconhecer e valorizar a preciosidade espiritual dos membros de nossa família e amigos. Usando uma saudável dose de simpatia e cordialidade - incentivemos os outros a crescerem!
  

Arquivo do blog