Translate

sexta-feira, 8 de março de 2013

eMussar - Alguem Deve Estar em Casa



NUTRINDO NOSSAS ALMAS  
Como uma brisa de ar fresco, após dois mil anos de escuridão espiritual, Avrahamemergiu e iluminou o mundo. Nossos Sábios descrevem o reconhecimento doTodo-Poderoso por Avraham com uma bela parábola:

Certavez um viajante viu um palácio todo iluminado. “Será possível que este majestosoedifício não tenha alguém que tome conta dele?”, ele perguntou-se. O zeladorestava por ali e respondeu: “Eu cuido deste palácio”. Assim, também, Avrahampensou: “Será que o mundo não tem um guardião?” O Todo-Poderoso respondeu: “Eusou o dono, o Rei do universo”.

Ageração de nosso patriarca Avraham era historicamente próxima à criação douniverso. De fato, Avraham conheceu Shem, o filho de Noé, e Noé viu Adão, oprimeiro homem da humanidade. Portanto, neste período tão próximo à Criação, aexistência de D'us era um fato universal e reconhecido por todos.Consequentemente, não era necessário a Avraham iluminar a raça humana com oconceito da existência de um Criador.

Porém,após o grande Dilúvio, as pessoas começaram a pensar que, embora D'us tivessecriado o mundo, Ele já não era mais o seu guardião. Eles incorretamentepresumiram que D'us encarregou as estrelas e planetas para tomarem conta doseventos aqui na Terra.

Felizmente,Avraham não aceitou estas ideias. Ele olhou em volta e constatou que o mundoestava sendo dirigido com uma espetacular, ilimitada e perfeita bondade. Os riose fontes, o sol dourado, as flores belas, a abundante variedade e quantidade dealimentos, além da preciosa dádiva da vida.

Damesma maneira que o palácio precisava de um zelador para cuidar e manter asluzes acesas, assim, também, somente o Criador pode dirigir o mundo jorrandobondades, compaixão e amor. Avraham percebeu esta grande verdade, que oTodo-Poderoso cuida de nós a cada segundo de nossa existência, e ensinou-a à suageração.

Quepossamos reconhecer – e nos deleitar – com a impressionante e constante bondadeDivina que continuamente nos rodeia.

ShabatShalom!

 

[Baseado no livroLev ShalomdoRabinoShalom Shwadron Z"TL (Israel, 1911-97), o famoso Maguid deJerusalém]

HOJE: Levante os olhos para o sol e agradeça ao Criador por sua luz, brilho e calor.


Arquivo do blog