Translate

quarta-feira, 10 de abril de 2013

eMussar - Zelando Pelos Demais



PIRKEI AVOT - ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
               
Rabi Yossi disse: “Que o dinheiro de seu amigo seja tão precioso para você quanto oseu”.(2:17)
Quando D'us tirou o Povo de Israel do Egito, eles saíram com ‘granderiqueza’. Ograndecabalista, o rabino Ytschak Luria (Israel, 1534-1572), conhecido como Arizal,revelou o significado místico do versículo ‘eles saíram com grande riqueza’:“Suas almas estavam iluminadas com a santidade e pureza daShechiná– aPresença Divina”.
Demodo similar, o trecho acima“Queo dinheiro de seu amigo seja tão precioso para você quanto o seu” também podeser entendido como se referindo à ‘riqueza espiritual’. Sendo assim, Rabi Yossiestá nos exortando a valorizar a espiritualidade do próximo como se fosse anossa própria.
Oseguinte notável incidente esclarece melhor como podemos realizar estaimportante tarefa: O Rabino Eliezer Gordon(1841-1910)era o diretor da Yeshivá de Telz, na Lituânia. Conversando com um convidado queveio visitar a Yeshivá, o Rabino Gordon apontou para um aluno e disse: “Este émeu filho único”. Depois apontou para outro rapaz e disse: “Este é meu filhoúnico”. Depois de repetir isto sobre um terceiro jovem, o visitante disse: “Comoo senhor pode ter três ‘filhos únicos’?”
Comum sorriso caloroso, o Rabino Gordon respondeu: “Eu amo e cuido de cada um demeus alunos como se fosse meu filho único!”
Cadapessoa tem uma alma sábia e sagrada. Da mesma maneira que uma planta precisa deluz do sol e água para crescer, assim nossos amigos e familiares precisam deencorajamento e amor para maximizar seu potencial inato.
Quepossamos reconhecer e valorizar a preciosidade espiritual dos membros de nossafamília e de nossos amigos – e inspirá-los a desejar atingir novos níveis debondade, sabedoria e espiritualidade.
[Baseado nos Comentários doChidá, RabinoHaim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806) sobre PirkeiAvót]
HOJE:Compartilhe esta lição com algum membro de sua família ou amigo ... e traga luzao mundo!
        

Arquivo do blog