Translate

terça-feira, 18 de junho de 2013

eMussar - Facilitando os Relacionamentos



PIRKEI AVOT - ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
               
“RabiMatia ben Charash disse: ‘Antecipe-se em saudar todas as pessoas. Seja uma caudade leões ao invés da cabeça de raposas’(4:20)”.
Quando um leão percorre o seu caminho através da selva, ele tende a elevar sua cauda acima da cabeça. Esta é uma metáfora para a abordagem correta nos relacionamentos humanos. Assim como o leão levanta a cauda sobre a cabeça, assim também é apropriado encontrarmos pontos positivos em todas as pessoas, mesmo naquelas que são menos dignas do que nós. E mais ainda: acentuar suas virtudes e considerá-las como mais distintas do que nós. Em resumo: ‘elevá-las’ sobre a nossa própria condição.
quando a raposa anda, ela abaixa a cabeça abaixo da altura de sua cauda. Isto simboliza as pessoas que ‘abaixam’ a honra dos outros. Eles procuram um ponto negativo e ampliam-no até abaixar, diminuir ou derrubar o status de pessoas maiores que elas. Como a cabeça abaixada da raposa, ‘elas colocam para baixo’ aqueles que são merecedores de respeito.
Muitos fatores afetam o complexo mundo das interações pessoais. O Rabino Matia nos dá uma regra simples a fim de melhorarmos todos os nossos relacionamentos. Em poucas palavras: olhemos exclusivamente para os pontos positivos das pessoas. Ao nos concentrarmos em seus pontos positivos, automaticamente iremos conceder-lhes respeito. Semelhante à cauda do leão, iremos ‘elevá-los até mesmo acima de nós’, abrindo as portas para relacionamentos saudáveis?? E íntegros.
A frase de abertura desta Mishná nos fornece uma técnica fácil para começarmos cada interação com respeito: ‘Antecipe-se em saudar todas as pessoas’. Ao sermos os primeiros a dizer: "Oi! Como vai você?", estabelecemos o diálogo eo relacionamento sobre uma base de respeito e os infundimos com uma potente dose de honra.
[Baseado no comentário do Rabino Yossef Yaavetz(Espanha, 1435-1507)), conhecido como Hassid Yaavetz, sobre o Pirkei Avót]


HOJE: Foquemos exclusivamente sobre os pontos positivos dos outros (assim como sobre os nossos) e concedamos-lhes respeito.

Arquivo do blog