Translate

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

eMussar - Mantendo Bons Amigos



Pirkei Avót -

Ética de Nossos Antepassados
       
“RabiElazar ben Shamua disse: ‘Que a honra de seu aluno lhe seja tão preciosa quantoa sua própria; que a honra de seu colega seja como o temor (respeito) por seuRabino; e que o temor a este seja como o seu temor aos Céus’”(4:15)”
Um amigo é umagrande dádiva. Os maravilhosos benefícios de uma amizade incluem as coisas maisimportantes da vida: companheirismo, conselhos, apoio e a oportunidade de seimportar com o próximo. Qual é a chave para se preservar e manter uma boaamizade?
RabiElazar ben Shamua revelou o segredo. Uma vez que amigos ficam tão confortáveisuns com os outros, há uma tendência a ‘relaxar’ no modo como se tratam.Entretanto, é vital mantermos o respeito, mesmo entre as amizades mais antigas econfiáveis.
Porexemplo: digamos que saímos para jantar fora com nosso cônjuge ou amigo(a). Aosentar-se e desfrutar uma refeição gostosa, sentimo-nos mais relaxados. Ficandomais descontraídos e à vontade, tendemos a ser menos formais. No espírito daamizade, podemos acabar soltando uma piada que ofenda o cônjuge ouamigo(a).
Orespeito é a base e o núcleo de todos os relacionamentos. A ausência derespeito, mesmo não intencional, enfraquece a confiançamútua.
Sobeste prisma Rabi Elazar ben Shamua ensinou: “Que a honra de seu colega sejacomo o temor (respeito) por seu Rabino”.Ele não está dizendo para termos omesmo padrão de respeito e formalidade por nosso amigo que temos com nossorabino. Este nível de respeito inibiria o ‘conforto’ destaamizade.
Damesma maneira que é importante demonstrarmos respeito ao nosso Rabino, assimtambém é importante sempre manifestarmos respeito por nossas amizades. Assim,nossos relacionamentos serão preservados, fortalecidos eprazerosos.
[Baseado no comentário do RabinoYossef Yaavetz (Espanha, 1435-1507), conhecido comoHassidYaavetz, sobre o livro Pirkei Avót]
HOJE: Cuidemo-nos de sempre demonstrar respeito anosso cônjuge e amigos.

Arquivo do blog