Agádeta do Talmud (*)
Rabi Akiva ensinou que o versículo “Ame a seu próximo como a si mesmo” é o princípio básico da Torá. Ou seja: o amor pelos demais é o 'tronco' e a 'raiz' da Torá, de onde todos os outros ramos emanam. O amor pelo próximo é o motor que move cada mitsvá e o seu cumprimento.
O Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm, trouxe uma bela explicação sobre este versículo. O versículo diz: “Ame a seu próximo como a si mesmo”. Para conseguirmos amar os demais, precisamos amá-los da mesma maneira que “nos amamos”.
Uma pessoa naturalmente ama a si própria. Ela não precisa que a Torá lhe ordene a fazer isto. Da mesma maneira que nós 'naturalmente' nos amamos, a Torá nos instrui a amarmos os demais 'naturalmente'. Isto é: não devemos amar ao próximo apenas porque a Torá nos ordenou. Ninguém quer ser amado por ordem da Torá, pois um amor forçado não é um amor sincero.
Portanto, amar os demais é a única mitsvá que não deve ser realizada como uma mitsvá, um mandamento – não devemos dizer: “Eu amo tal pessoa porque a Torá assim me ordenou”. Pelo contrário: da mesma forma que nós nos amamos automaticamente, devemos procurar ver os pontos positivos em nossos amigos e parentes e amá-los automaticamente – e naturalmente.
(*)Agadetas são histórias ou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud
HOJE: Cumpra o principio básico da Torá de amar o próximo – naturalmente!