“Rabi Yossi disse: Prepare-se para estudar Torá, pois ela não é uma herança, e que todos os seus atos sejam direcionados aos Céus (Leshem Shamaim)”. (2:17)
Cada um de nós deseja crescer em sabedoria e conseguir clareza no conhecimento da Torá. Para este fim, Rabi Yossi ofereceu uma importante dica: “A Torá não é uma herança” - ou seja: o Todo-Poderoso não revela a Torá ‘naturalmente’ às pessoas.
Para se obter um conhecimento abrangente e profundo da Torá é importante estudá-la, aprendê-la e discuti-la com outras pessoas. Talvez eles possam nos esclarecer em áreas da Torá que ainda não dominamos.
No entanto, nem sempre é fácil ou confortável aprender dos outros, mesmo que tenham maior conhecimento. Em resposta a este desafio, Rabi Yossi recomenda: “Preparem-se para o estudo da Torá”. Isto é, esforcem-se para fortalecer suas características positivas. Um sentido de humildade nos permitirá aprender dos demais.
Além disso, também é possível aprender com aqueles que sabem menos ou que são mais jovens que nós, como o rei David disse (Salmos 119:99), “Aprendi com TODOS os meus alunos”. Em referência a isto, Rabi Yossi disse: “Que todos os seus atos sejam direcionados aos Céus”. Ou seja: esforcemo-nos para purificar nossas motivações para o conhecimento da Torá. Como resultado, seremos capazes de ouvir pérolas maravilhosas que a Torá nos revela através da boca daqueles que são mais jovens que nós.
Que possamos aprender novas ideias de ambos os ‘professores e alunos’. Por sua vez, o nosso conhecimento será enriquecido e nossos corações se encherão de sabedoria, bondade e alegria.
[Baseado nos Comentários do Chidá, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806) sobre Pirkei Avót]
HOJE: Façamos um esforço para aprender alguma coisa de outra pessoa todos os dias.