Translate

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Yom Kipur - A Sabedoria de Manter (ou Reparar) as Amizades

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

              

Com a aproximação de Yom Kipur traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente e merecermos ser carimbados para um Ano Novo bom e doce.

       

 

       O Rei Salomão, o mais sábio dos homens (Israel, 1034-976 A.E.C.), nos en­sinou o seguinte em seu livro Mishlei (Provérbios 11:12): "Quem menospreza o seu amigo, lhe falta um coração; já um homem de entendimento se manterá em silêncio".

 

       É da natureza humana reagir emocionalmente na sensível área das relações interpessoais. No entanto, o Rei Salomão nos revela que reações instintivas negativas são contraproducentes. Se alguém desdenha ou humilha o seu amigo(a), não só ele/ela o(a) prejudica, mas também põe em risco uma valiosa amizade.

 

       Inversamente: uma pessoa de entendimento nunca envergonha o seu amigo(a) e faz todos os esforços para preservar a paz no relacionamento. Mais ainda: ele/ela permanece em silêncio se for ofendido(a), mesmo se não tem nenhuma relação com quem o(a) insultou.

 

       O sucesso em nossos relacionamentos apoia-se sobre a nossa sensibilidade em relação aos demais. Se por acaso (ou propositalmente) levantamos a voz e ofendemos alguém, aproveitemos estes dias antes de Yom Kipur para restaurar ou reparar as nossas amizades.

 

       Agindo com bom senso, nossas amizades são preservadas, demonstramos o devido respeito aos demais e mantemos o nosso próprio senso de dignidade!

 

 

      

 

                     Shaná Tová a Todos!

 

 

 

Baseado no comentário do Gaón de Vilna, Rabino Eliahu Kramer (Lituânia, 1720-1797), um dos maiores Sábios de nossa história, sobre o livro Mishlei


 

 



 

 

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog