Ética de Nossos Antepassados
“Osmembros do Grande Conselho Rabínico disseram três coisas: ‘Sejam cautelosos nojulgamento, formem muitos alunos e façam uma cerca de proteção para aTorá’(1:1)”.
Uma das virtudesmais importantesé a zrizut, ou seja,fazer as coisas com rapidez eeficiência. Por exemplo: quando Avraham (Abraão) recebia hóspedes em sua casa,ele corria para cumprimentá-los a fim de servi-los o mais rapidamente possível.Além disso, sua agilidade expressava o amor e carinho por seu semelhante quebrilhava em seu coração.
No entanto, embora acaracterística dazrizutseja um elemento essencial para o desempenho deuma boa ação, é uma deficiência em relação à tomada de decisões. Uma decisãorápida não pode qualitativamente avaliar todos os fatores relevantes do tema emquestão. Além disso, uma decisão repentina não possibilita tempo suficiente parapesarmos cada um dos lados do assunto em discussão. Por conseguinte, uma decisãotomada no impulso do momento pode freqüentemente ser falha.
Assimnossos Sábios nos aconselharam: "Sejam cautelosos em seu julgamento." Ou seja,tomemos um tempo para fazermos uma decisão bem pensada e completa. Mesmo um casoque ocorreu muitas vezes no passado exige uma nova consideração. Avaliemos cadadecisão como uma situação única, pois nenhum caso é perfeitamente idêntico aoanterior.
Além disso, apassagem diz: "Formem muitos alunos”, isto é, consultores. Na tomada de decisõesé fundamental aconselharmo-nos com assessores adequados e capazes. Suaobjetividade e sabedoria iluminarão o caminho da verdade. Como resultado de umareflexão cuidadosa e de um bom conselho chegaremos a uma decisão inteligente ebenéfica.
Que possamos sersempre “cautelosos no julgamento” para tomarmos decisões que nos levam àfelicidade, sucesso e a ações frutíferas.
[Baseadono livro “OrHaChaim”,de autoria do RabinoHaimben Atar (Itália e Israel, 1696-1743)]
HOJE:Antes de tomarmos uma decisão, consideremos todas as opções e nos aconselhemoscom um bom amigo.