Lemosna Hagadá de Pessach: “A cada geração, toda pessoa deve imaginar-se como setivesse sido libertada do Egito.” Como podemos cumprir este princípio, tendo emconta o fato de que nós mesmos nunca fomos escravos noEgito?
OMidrash (Tana Devei Eliahu) afirma: “Cada pessoa deve dizer: ‘Quando meus atosatingirão o nível dos atos realizados por nossos Patriarcas Abraão, Isaac eJacob?’”. Embora gostaríamos de galgar às altitudes espirituais de nossosPatriarcas, não acreditamos realmente que somos capazes de atingir essa meta tãoelevada. Não apenas não consideramos a probabilidade de tal realização, mas acada geração que passa as pessoas duvidam que possam chegar a talnível.
Asabedoria de nossos Mestres aborda esta questão e nos orienta: na noite do Sederlembramos os milagres impressionantes que D'us realizou para os nossosantepassados há quase quatro mil anos atrás. Não só o Todo-Poderoso resgatou oPovo de Israel da aniquilação física, mas mais ainda: Ele nos tirou do maisbaixo nível de degradação e nos elevou aos níveis mais altos deespiritualidade.
Ageração que o Todo-Poderoso libertou do Egito foi a geração mais baixa dahistória do Povo de Israel. No plano material eram escravos desprezíveis;?espiritualmente haviam descido ao nível mais baixo deTumá– contaminaçãoespiritual. De fato, muitos estavam mergulhados na idolatria. Não obstante,D'us, em Sua grande misericórdia, ergueu-os “sobre asas de águias”. Eles setornaram a mais elevada geração que já viveu, e somente eles são chamados de‘dor deá’ –‘a geração da sabedoria’.
Àluz disto, nossos Sábios nos instruíram: “Imaginemo-nos como se tivéssemos nóspróprios sido libertados do Egito”, ou seja: devemos chegar à seguinteconclusão: se o Todo-Poderoso elevou a mais baixa das gerações às mais elevadasaltitudes espirituais, certamente Ele nos elevará - já que não somos nemescravos nem idólatras - ao nível dos nossos sagradosPatriarcas.
Nanoite do Seder, lembremo-nos de todos os milagres que D'us realizou para o Povode Israel quando os tirou do Egito. Esta reflexão irá energizar as nossas almascom renovada convicção e confiança de que podemos alcançar os elevados níveis debondade e espiritualidade dos nossos Patriarcas.
[BaseadonolivroKol Menachemde autoria do Rebe de Kaliv, RabinoMenachemMendel Taub (RishonLetsion, Israel)]
HOJE:Enxerguemo-nossubindo ao elevado nível de pureza e bondade de nosso PatriarcaAvraham.