Translate

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

eMussar - O Melhor Investimento

Pirkei Avót -

Ética de Nossos Antepassados
 “ORabino Yossi ben Yochanan, da cidade de Jerusalém, disse: ‘Que sua casa estejaplenamente aberta e sejam os carentes parte de sua própriafamília’(1:5)”.

OsSábios de Jerusalém costumavam dizer: “O segredo para a preservação do dinheiroé sua diminuição”, significado: quando uma pessoa dá à caridade - ou seja, a‘diminuição’ do dinheiro, o Todo-Poderoso salvaguarda seus bens. Ainda mais:D'us abençoa a pessoa benevolente com o aumento de suariqueza.
Disseo profeta Oséias (10:12): “Semeie as sementes da justiça e colha de acordo com amisericórdia”. Este versículo compara o ato de doar com o plantar de sementes nosolo. Um fazendeiro nunca dirá: “Que estou fazendo? Perdi minha cabeça? Estoupegando as sementes de trigo e cevada que trabalhei tão duro para produzir ejogando-as aos punhados pelo chão?”
Naverdade ele tem plena consciência que com o plantio de uma quantidade mínima desementes terá um belo lucro. O agricultor espalha algumas sementes e reúne umacolheita farta. Assim também, quando uma pessoa doa à caridade, parece que estáperdendo dinheiro. No entanto, as sementes de retidão que plantou irão gerar-lheum rendimento abundante.
Adoação para a caridade é mais maravilhosa que o fenômeno da agricultura. Quandoo indivíduo planta, as sementes primeiro apodrecem no chão antes de o trigocomeçar a crescer. Já quando faz caridade, os fundos de que está abrindo mãobeneficiam direta e imediatamente tanto o destinatário – que precisa daqueladoação - como o doador, cujo capital é abençoado. Além disso, o mérito de suabondade fica preservado para uma substancial e eterna recompensa no MundoVindouro.
Quesejamos inspirados a fazer caridade e receber convidados em nossas casas. Comoresultado, o Todo-Poderoso recompensará nossos atos de bondade com uma colheitaabundante de bênçãos neste mundo, bem como no MundoVindouro.


[Baseado no livroRuach HaChaim, do Rabino Chaim de Volozin(
Lituânia,1749-1821)]

HOJE:Façamos caridade e lembremo-nos queNÓS somos os principais destinatários da doação.

NovoBlogpost: INITIATEPEACE

Arquivo do blog