O Talmud (Berachót 56b) nos relata que certa vez o grande Sábio Bar Kapara teve um sonho perturbador em que se viu sem suas mãos. Ele relatou o sonho ao grande Sábio da geração, Rebe, que deu uma interpretação positiva ao sonho: “Você será tão rico que não precisará do trabalho de suas mãos”. Ou seja, o sonho simbolizava não que ele perderia suas mãos, mas sim que se tornaria tão rico que não precisaria trabalhar.
Esta passagem revela um grande segredo da Torá. D'us deu ao homem um poder maravilhoso: as pessoas têm a capacidade de influenciar suas experiências de vida pela maneira como entendem e enxergam seus acontecimentos. Se o indivíduo enxerga e entende os eventos de uma forma negativa, é como se estivesse plantando ervas daninhas no solo de sua vida. Com o tempo, a negatividade emergirá e o envolverá.
Já ao interpretarmos a vida de forma positiva, estaremos plantando um campo de flores bonitas, um pomar de frutas deliciosas. Com o tempo a pessoa irá se descobrir num jardim perfumado, cercado por todo tipo de delícias.
Qual a explicação deste fenômeno? Tudo na vida vem de D'us, a fonte de todo o bem. Deus é pura e completa bondade Uma vez que tenhamos uma compreensão clara de que tudo vem do Todo-Poderoso, perceberemos que tudo que nos acontece é bom. Mesmo que aparentemente, à primeira vista, pareça assustador, teremos a convicção de que em última instância será bom.
Ainda mais: a pessoa verdadeiramente otimista vê tudo sob uma luz positiva. Agora entendemos melhor o relato do Talmud: Rebe, que era um mestre do “bom olho”, logo enxergou uma mensagem positiva no sonho 'sombrio' de Bar Kapara.
Que possamos reforçar a nossa consciência e percepção de que o Todo-Poderoso é 100% bom. Como resultado, enxergaremos e entenderemos a vida com otimismo e a “bondade do Senhor nos envolverá”.
HOJE: Encontremos uma interpretação positiva para um evento aparentemente negativo.
Rabino Tzvi Miller no Brasil
Informamos que entre os dias 30 deagosto e 08 de setembro
estará visitando S. Paulo e o Rio deJaneiroo
Rabino Tzvi MillerShlita
Autor dos aclamados livros
“Or Israel (Rav Israel Salanter)”e“30 Diaspara a Teshuvá”
Durante sua estada o Rabino “Shlita”ministrará aulas e palestras nas sinagogas e instituições educacionais dacidade, bem como atenderá pessoas que quiserem conversar com eleparticularmente.
ORabino Miller tem sua especialidade em relacionamentos entre casaiseorientações sobre a vida como um todo.
Maiores informações pelos telefones7623-6775 e 8063-3510com osr. Gil
Organização: Salant Foundation